O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de tempestade que contempla todo o território do Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina e a faixa litorânea do Paraná para quarta-feira (24). O alerta é classificado em um grau de “perigo” pelo instituto. A Defesa Civil também emitiu um alerta de chuva intensa, rajadas de vento fortes e eventual granizo, além de alagamentos, no Estado — excluindo, na comparação com a lista do Inmet, apenas a Região Sul do perigo. Um alerta semelhante, porém de menor abrangência, também foi emitido pelo instituto para esta terça-feira (23).
O aviso do Inmet é válido entre a meia-noite e as 22h — durante todo esse período, pode haver chuva forte, vento intenso (de até 100 km/h) e mesmo queda de granizo nas regiões afetadas. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
O Inmet instrui que, em caso de rajadas de vento, não se deve buscar abrigo debaixo de árvores, pois há risco de queda e de descargas elétricas, nem estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda. A orientação, nos municípios mais afetados, é para que se desliguem aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Fonte: GaúchaZH