Nesta segunda-feira, 15, teve início o 1º Seminário de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia do Rio da Várzea, no auditório do Instituto Federal Farroupilha (IFF-FW). Durante o evento serão debatidos temas como a gestão dos recursos hídricos em nível de bacia hidrográfica, matrizes energéticas, monitoramento dos recursos hídricos, política e legislação ambiental, sanidade ambiental e pagamento por serviços ambientais.
Jorge Enoch Furquim Werneck Lima, o vice-presidente da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), destaca a importância da realização do evento. “Os recursos hídricos não são apenas um assunto de discussão unicamente técnica, esta é uma discussão de todos, e os comitês de bacia estão aí para provar isso, porque água também é um assunto político e econômico. E, é por isso, que é sempre um prazer poder participar, apoiar e poder trocar experiências em ambiente acadêmico durante estes eventos. Nós da ABRH estamos sempre de portas abertas para vocês”, comenta o vice-presidente.
De acordo com o Prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, o seminário será uma oportunidade de discutir assuntos relevantes para o desenvolvimento na área ambiental de Frederico Westphalen. “O município de Frederico Westphalen com 30 mil habitantes e cinco universidades precisava dar uma guinada na área ambiental e no que diz respeito a Secretaria do Meio Ambiente.
Era inadmissível nós termos um município como o nosso e não ter um metro de esgoto tratado. Começamos está caminhada e há poucos dias tivemos a oportunidade de presenciar o início da abertura das valas da construção de uma rede, com estação de tratamento com capacidade de 20 l/s sendo tratado. Obrigado por esta oportunidade, eu vi os painéis e os assuntos que vão ser tratados e não tenho dúvida do quanto este evento será importante para todos vocês ”, fala o Prefeito.
O Seminário é uma promoção Comitê de Bacia Vázea e Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sob a coordenação dos Grupos de Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria, campus Frederico Westphalen (UFSM-FW), Grupo Gerenciamento Ambiental e Manejo de Recursos Hídricos (GAMRH) e Grupo de Pesquisa em Gestão de Recursos Hídricos (GERHI), com o apoio da UFSM-FW, IFF-FW, Emater Ascar, Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saltos Consultoria Ambiental e Florestal, Darup Comunicação, Prefeitura Municipal e Associação Comercial, Industrial e de Proteção de Serviços de Frederico Westphalen (ACI- FW).
Assessoria de Comunicação – ASCOM