Hemocentro e bancos de sangue do Estado precisam de doações

O Hemocentro do Rio Grande do Sul (Hemorgs) está com níveis baixos de sangue no estoque, o que gera preocupação. Principalmente durante o inverno, o número de doações diminui. Por isso, a instituição renova o apelo para que a população colabore.

Doar sangue é simples, rápido e não dói. Os intervalos entre uma doação e outra devem ser de 60 dias para homens e de 90 dias para mulheres. Para doar, é preciso estar bem de saúde, portar documento oficial de identidade com foto e ter idade entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos devem ter autorização de pais ou responsáveis.

É preciso também pesar 50 quilos ou mais, não estar em jejum, mas com alimentação não gordurosa, ter dormido pelo menos seis horas e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas.

As cidades que possuem hemocentros no estado são: 
Santa Maria, Passo Fundo, Pelotas, Cruz Alta, Palmeira das Missões, Santa Rosa, Alegrete e Caxias do Sul e Porto Alegre.

Pessoas da região interessadas em doar sangue são encaminhadas para o hemocentro de Palmeira das Missões. A próxima campanha de doação de sangue em Frederico Westphalen está pré-agendada para o mês de outubro.

Portal RS