Uma comitiva de 26 pessoas de Minas Gerais esteve conhecendo a Superintendência da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, em Frederico Westphalen/RS, o Centro Administrativo Sicredi (CAS), em Porto Alegre/RS, e outros municípios do Rio Grande do Sul que estão ligados à produção de uvas, como Ametista do Sul e Bento Gonçalves.
A missão técnica envolveu especialmente os membros da CooperSulFrutas, de São Gonçalo do Sapucaí/MG, que atuam principalmente com produção de uvas de mesa, com o intuito de promover a troca de experiências e agregar novos conhecimentos aos participantes.
O Sicredi, em parceria com o Sebrae, vem apoiando esse grupo, por meio da Central de Negócios, visando a constituição e evolução da cooperativa de produção. O objetivo é que eles possam comprar e vender os produtos de forma conjunta, melhorando os custos e as receitas, e contribuindo com a melhor qualidade de vida dos envolvidos. Além disso, por meio da cooperativa e uma maior produção, o grupo conseguirá chegar com mais facilidade a grandes centros de distribuição de frutas.
Avaliação da visita
De acordo com o presidente da CooperSulFrutas, Elias Augusto Paulino, foi fantástica a experiência vivida no estado gaúcho. “Estamos muito felizes pela troca de conhecimento, tanto na produção de uvas como em cooperativismo, e pela acolhida nesta região. Nossa estada em Ametista do Sul/RS foi bem importante também, pois aprendemos muito na CoperAmetista, que, assim como nós, começou pequena e hoje está em um patamar elevado. Eles nos orientaram sobre a importância de pesquisar sobre a variedade da uva, se será ideal para o nosso clima e para o que desejamos produzir através da CooperSulFrutas. Então, estamos levando daqui só informações valiosas que nos ajudarão muito”, ressalta.
O representante da Cooperativa Agropecuária do Vale do Sapucaí (Coopervass), Eduardo Meirelles, explica como a instituição pode contribuir com a CooperSulFrutas. “Quando nos foi apresentado o projeto, entendemos que nós, como já temos 63 anos de instituição, poderíamos ajudar a CooperSulFrutas, ao menos na formação, e foi o que fizemos. Com o apoio também do Sicredi, acreditamos que os resultados serão positivos”, frisa.
Meirelles ainda faz uma avaliação das visitas que fez no Rio Grande do Sul. “Fiquei muito feliz pelo convite do Sicredi de integrar este grupo, porque todas as nossas expectativas foram superadas. Vimos a enorme organização dessa cooperativa de crédito, a dedicação dos colaboradores, e constatamos que o Sicredi está crescendo tanto pela valorização do trabalho de várias pessoas. Então, vou levar para a minha cooperativa esta responsabilidade de fazer as ações com a participação de todos. Além disso, trabalhamos com o Sicredi desde 2018, pois nos encantamos com esta forma de atuação, que é uma filosofia de negócio. Não é só o resultado que importa, existe uma construção de relacionamento para obtenção do lucro a médio prazo, isso é encantador”, justifica.
A presidente da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, Angelita Marisa Cadoná, foi quem acolheu a comitiva na região. “Para a nossa Cooperativa, é um grande prazer receber esta delegação de associados, pequenos agricultores que representam a CooperSulFrutas, uma cooperativa que está sendo criada com o conceito de juntos prosperar e se desenvolver. É uma alegria poder compartilhar ideias, experiências, valorizar essa troca de culturas e vivências da agricultura familiar. Isso para nós faz muito sentido, pois está muito ligado à nossa essência e a aquilo que acreditamos na nossa atuação como Cooperativa”, destaca Angelita.
A comitiva também visitou o museu de pedras, em Ametista do Sul, acompanhou apresentações artísticas gaúchas, esteve nas vinícolas Aurora, Torcello e Miolo, em Bento Gonçalves, e visitou a Embrapa.