O setembro começou decepcionante ao Grêmio. O time levou uma virada nos acréscimos e perdeu para o Atlético-MG por 3 a 2 no retorno à Arena. O time voltou a olhar para a parte de baixo da tabela do Brasileirão. E, para se afastar do Z-4, terá mais quatro jogos no mês.
O Tricolor retorna da data Fifa diante do Bragantino em 15 de setembro. A partida, válida pela 26ª rodada do nacional, será disputada no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O rival está em 11º lugar com 30 pontos, três a mais que os gaúchos, que aparecem em 15º.
No dia 22, o Grêmio recebe o Flamengo, quarto colocado com 44 pontos. Três dias depois, terá mais um jogo na Arena, contra uma equipe que briga na parte de baixo da tabela. No dia 25, recebe o Criciúma, em partida adiada pela quinta rodada do Brasileirão.
Setembro finaliza com o Grêmio diante do atual líder, o Botafogo. A partida do dia 28 está inicialmente marcada para o Nilton Santos, no Rio de Janeiro, mas deve ser realizada no Mané Garrincha, em Brasília, como acordado entre os clubes antes do confronto do primeiro turno, disputado em Cariacica (ES) com o mando tricolor.
O grupo de Renato Portaluppi recebeu folga de três dias. A reapresentação ocorre na tarde de quinta-feira. O Grêmio está em 15º lugar com 27 pontos, dois a mais que o Corinthians, 17º e primeiro na zona de rebaixamento. Os gaúchos têm dois jogos a menos (23 a 25).
O calendário do Grêmio em setembro: