Grêmio atinge campanha pior que em 2021, mas tem sequência contra rivais diretos para sair do Z-4

O Grêmio acumulou mais uma derrota no Brasileirão e atingiu retrospecto pior do que na campanha de 2021, ano do último rebaixamento. Por outro lado, a esperança pode estar nos dois próximos jogos, contra rivais diretos na parte de baixo da tabela. Em duas rodadas, o Tricolor pode até deixar o Z-4.

O revés para o São Paulo foi o 10º em 15 confrontos disputados no certame nacional. Neste mesmo recorte há três anos, a equipe somava “apenas” oito derrotas. Tinha 13 pontos na época contra 11 atualmente. O ataque é equivalente, com 10 gols nos dois anos, mas a defesa atual sofreu três gols a mais (20 a 17).

Para chegar às mesmas 10 derrotas desta edição do Brasileiro, o Grêmio demorou 20 partidas em 2021. Ou seja, mais do que um turno inteiro. Vale lembrar que aquele calendário não seguiu uma ordem exata de rodadas, por conta dos vários jogos adiados pela pandemia.

Para evitar uma nova tragédia, é preciso reagir. O cenário próximo é de dois duelos diretos na luta contra o rebaixamento. Domingo, o Grêmio encara o Vitória, em mais uma partida como mandante no estádio Centenário, em Caxias do Sul. O rival baiano é o primeiro time fora do Z-4, com 15 pontos, quatro a mais que os gaúchos, mas com dois jogos a mais.

Um triunfo deixaria o Tricolor a um ponto do adversário, mas com aproveitamento superior e com duas rodadas para tirar a diferença. Na sequência, a equipe visita o Corinthians, 18º colocado, uma posição à frente do Grêmio e com a mesma pontuação do Vitória. Antes do duelo de quinta, o Timão joga no fim de semana contra o Bahia, fora de casa.

– Eu sinto vergonha, estamos em uma equipe muito grande, quem não sente vergonha, sinceramente não sei o que está pensando. É uma situação delicada. Mas temos que ganhar o proximo jogo com a nossa torcida, precisamos deles. Não estamos jogando na nossa casa, mas eles estão conosco e precisamos dar uma alegria para eles – destacou Marchesín depois da derrota para o São Paulo.

Ainda que não saia do Z-4 com uma vitória no domingo, serviria para encerrar o jejum de quatro jogos no Brasileiro. Há três, sequer marca um gol. Já são 10 rodadas seguidas entre os quatro últimos do campeonato. No meio, claro, houve a vitória e classificação na Copa do Brasil.

Há expectativa pelos retornos de Edenilson e Jemerson, esse para estrear pelo time. Kannemann volta de suspensão, com chance de formar dupla com Geromel. Enquanto isso, o clube buscar regularizar os novos reforços (Monsalve e Aravena) e anunciar a contratação de Matías Arezo.

Renato Portaluppi tem dois dias para definir o melhor Grêmio. O time treina nas manhãs desta sexta e sábado, no CT Luiz Carvalho, até seguir para Caxias do Sul. O duelo com o Vitória, válido pela 18ª rodada do Brasileirão, ocorre às 11h de domingo, no estádio Centenário.

Fonte: ge RS

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Comentar