O governador José Ivo Sartori participou de reunião com a Bancada Gaúcha, na Câmara dos Deputados, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (12). A pauta foi a grave situação financeira do Rio Grande do Sul. Vinte e cinco dos 34 deputados federais da bancada estavam presentes, além dos senadores gaúchos Ana Amélia Lemos e Lasier Martins. A reunião foi conduzida pelo coordenador da bancada, deputado Giovani Cherini.
Sartori convidou os parlamentares para uma reunião no Palácio Piratini no próximo dia 21. O objetivo é abrir ainda mais as contas aos deputados, que já têm participado de encontros periódicos com o governo gaúcho. “Nossa postura é de transparência. É hora de unir o Rio Grande”, afirmou.
Sobre o bloqueio de recursos ao Estado, o governador reafirmou que a medida do governo federal é compreensível do ponto de vista formal, mas implica severas restrições à governabilidade do Rio Grande do Sul. “Vamos continuar fazendo todo o esforço para construir o equilíbrio das contas públicas. Esperamos a solidariedade ativa do governo federal”, salientou ao elencar medidas já adotadas, como o Ajuste Fiscal Gaúcho (fases 1, 2 e 3), diminuição do número de secretarias e de cargos de confiança, racionalização de despesas e adoção de um modelo de gestão baseado em metas e resultados.
Sartori citou ainda a importância da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e destacou o projeto enviado à Assembleia Legislativa referente à Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual, pioneira no país.
Texto: Gabriela Alcantara/Palácio Piratini
Edição: Rui Felten/CCom
Foto: Luiz Chaves/Palácio Piratini