Gestores do HDP iniciam padronização dos processos da instituição

Na tarde desta terça-feira, 14, gestores do Hospital Divina Providência (HDP) se reuniram na Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACI), para dar início à padronização dos processos internos da instituição.

 O objetivo do encontro foi capacitar os gestores na metodologia da padronização, preparando-os para a descrição e formalização dos documentos internos do hospital, para posterior implementação nos setores. Ivan Gollin, consultor da GB Consultoria, explica que “este momento é para construir o alinhamento de todos os coordenadores e supervisores internos nos conceitos da gestão de processos”.

 A capacitação faz parte do “Programa para Qualificação da Gestão” do HDP, que começou a ser implantado no final de 2017. Neste estão elencados quatro grandes dimensões para desempenho da organização, sendo: de Desenvolvimento dos Profissionais, Padronização dos Processos Internos, Qualificação e Humanização do Atendimento e Sustentabilidade Institucional.

 Ao todo são 18 setores que passarão pelas mudanças. Veranice Tatto Roggia, do setor de projetos e processos explica o que isso significará no trabalho dos gestores. “É uma nova história que se inicia no HDP, porque até então não havia sido pensado em escrever a prática que os funcionários desenvolvem nos setores e acabava cada um fazendo do seu jeito. Mas agora teremos uma forma padronizada de desenvolver os trabalhos internos e isso vai refletir consequentemente na qualidade do atendimento ao cliente”, afirma.

 Benefícios da padronização dos processos

 Os processos são o conjunto de procedimentos para transformar ou desenvolver produtos, físicos ou serviços, a partir de suprimentos, atendendo a alguma demanda, requerida ou procedimental. Estes objetivam agregar valor a organização e possuem retorno positivo, como as destacadas:

– Profissionalização da gestão
– Atividades padronizadas nos setores
– Regramento e respeitabilidade entre setores
– Clareza dos papeis de cada setor
– Planejamento e organização dos serviços
– Gerenciamento por processos definidos
– Controle dos resultados por indicadores
– Melhoria contínua, consenso e formalização
– Documentação oficial dos processos.