FW: Vereadores buscam exemplo de projetos para geração de emprego e renda

Ações realizadas pela gestão pública e também no presídio estadual de Torres chamaram a atenção dos vereadores de Frederico Westphalen, todas as iniciativas são voltadas para o desenvolvimento econômico e a geração de novos empregos e renda.

Inicialmente, o projeto que chamou a atenção dos vereadores Jorge Alan Souza, Aline Ferrari Caeran e Raul Pazuch da Silva foi o de produção de bioabsorventes, no Presídio Estadual de Torres, com produção de absorventes que podem ser reutilizados para uso das detentas, possibilidade de comercialização e distribuição às mulheres em situação vulnerável, no município. “Entramos em contato com a direção do presídio para saber como funcionava e eles nos convidaram para ir conhecer o projeto que começou em parceria como município e hoje já é independente contando com uma estrutura muito boa”, relatou o vereador Raul Pazuch da Silva.

A produção das bioabsorventes, bem como de outros itens de vestuário, funciona em um pavilhão independente, anexo ao presídio, chamado pavilhão de trabalho, equipado com maquinas profissionais de corte e costura adquiridas pelopróprioDEPEN. Inicialmente as maquinas foram cedidas pela prefeitura. De acordo com a administradora da casa prisional, que recebe somente mulheres e conta com 60 presas em regime fechado e outras 15 em semiaberto,Juliana Malacarne Einsfeld, ações como estas são de extrema importância para a ressocialização das presas, voltadas a dignidade e a profissionalização. “Esse projeto é considerado modelo nacional, se tornou um projeto-piloto do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) para ser expandido para outros presídios, inclusive de outros Estados”, completou.

Além da administradora, os vereadores, Aline Caeran e Raul Pazuch da Silva, foram recepcionados pelo administrador adjunto Jeberson Moreira da Silva e pela chefe de segurança Marlene Scheffer Matos, que pontuaram ainda, a parceria com o município para a produção e revitalização dos enfeites de Natal e outras datas comemorativas pelas apenadas. “Como temos o nosso Natal, que exige dedicação por vários meses de trabalho voluntário, quem sabe essa, também, seja uma proposta que podemos tentar viabilizar em Frederico Westphalen”, comentou a vereadora Aline.

Ações para geração de emprego e renda

Na prefeitura de Torres, assim como na de Frederico Westphalen há uma Sala do Empreendedor que busca dar agilidade aos processos de regularização empresarial, e Selo de cidade Empreendedora, porém o município, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Indústria e Comércio, o Programa Desenvolve+Torres, uma iniciativa da que engloba um conjunto de ações capazes de alavancar o desenvolvimento econômico local, através da geração de renda e de novos empregos.

– Através do programa, a Prefeitura de Torres está trabalhando para: Facilitar a abertura e regularização de empresas; Atrair novos negócios para a cidade; Gerar novos empregos; Qualificar a mão de obra local para valorizar os empregos; Consolidar a cultura empreendedora na cidade; Apoiar os arranjos produtivos locais e Incentivar a produção tecnológica e industrial – pontuou o secretário Alexandre Porcatt.

Dentre as ações que foram pontuados, também, pela diretora de trabalho e qualificação profissional, da secretaria, Samera Elias, o projeto Aprendiz Legal, que visa a inserção do jovem no mercado de trabalho; O Qualifica Torres, projeto que oferece cursos de qualificação em diversas áreas em parceria com empresas, Senac e até instituições de ensino; o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos que é executado em parceria com o Sebrae RS, a iniciativa beneficia crianças e adolescentes, do 1º ao 9º do Ensino Fundamental da Rede Municipal que aprendem sobre empreendedorismo por meio de aulas teóricas e práticas com professores qualificados para trabalhar com o tema; e o Movimenta Torres que oferece atendimento e consultoria as empresas do município em parceria com entidades credenciadas.

– Em todas as nossas visitas da mesa diretora às empresas, no Projeto Diálogos, foi unanime a busca por capacitação e profissionais habilitados para as vagas disponíveis. Aqui em Torres temos diversas iniciativas, feitas com parcerias com o Senac, já parceiro nosso, com entidades privadas e instituições de ensino, que nós temos várias em Frederico Westphalen, que podem ser copiadas para essa qualificação profissional – salientou o vereador Pazuch.

Além disso, visando agregar valor ao que é produzido na cidade foi criado o Selo Feito em Torres, onde empresas que atendam a critérios pré-estabelecidos recebem o selo e foi construída uma boutique para comercialização do artesanato, que fica na região central da cidade denominada Casa da Terra e do Artesanato. “São ideias valiosas para nós que estamos trabalhando o turismo rural e a valorização do que é nosso. Já temos o nosso espaço do artesanato, mas, quem sabe, podemos implementar outras iniciativas semelhante ao que foi feito aqui em Torres”,

Assim como Frederico Westphalen foi aprovado a proposição que simplifica a regularização das atividades econômicas de baixo risco em conformidade com a Lei de Liberdade Econômica. Ainda a cidade tem leis próprias de incentivos fiscais e econômicos para novos empreendimentos e para empresas já instaladas na cidade, que queiram ampliar seus negócios e Incubadora com foco no desenvolvimento tecnológico, em parceria com Universidades e Fundações.

Todas as ideias trazidas do município de Torres serão encaminhadas ao executivo na forma de proposições, projetos e/ou indicações.