FW permanece mais uma semana em bandeira vermelha

Em transmissão ao vivo nesta segunda-feira, 20, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, atualizou a situação das bandeiras do Distanciamento Controlado. A região de Palmeira das Missões (R15, R20), da qual Frederico Westphalen faz parte, segue na bandeira vermelha, pela terceira semana seguida.

De acordo com os dados do Estado, o número de casos ativos pela doença na última semana melhorou, passando de 211 registros para 201 entre as duas semanas. Este critério, que comparado com os casos recuperados nos 50 dias anteriores, variou de bandeira vermelha para laranja. A região registrou a redução de 17% nas hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos 7 dias entre as duas semanas, passando de 24 hospitalizações para 20.

Conforme o governo, os casos de internação em UTI por síndromes respiratórias agudas graves tiveram pequena redução, já que agora são 10 pacientes, ao passo que há uma semana eram 11 casos. No caso das internações confirmadas para Covid-19 em leitos clínicos e de UTI, observou-se aumento na primeira (de 8 para 19) e redução na segunda, com 3 pacientes internados em UTI. Apesar da redução nas hospitalizações, os indicadores de Incidência de Novos Casos Sobre a População continuam em situação de risco muito alto. Por fim, com relação ao número de leitos de UTI livres no último dia, comparado entre as duas semanas, se verifica uma pequena redução, passando de 9 para 8 leitos livres.

Os municípios que fazem parte da região de Palmeira das Missões, mas não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento se adequam à chamada Regra 0-0 e podem, portanto, adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio. Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, por meio de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja.