Fux encontra Fachin, repudia fala de Bolsonaro e reafirma confiança em urna

Os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, e encontraram nesta terça-feira (19), em videochamada, pouco mais de dois meses antes das eleições de 2022. Fux reafirmou a “confiança total no processo eleitoral” e repudiou os ataques às urnas eletrônicas e à transparência das eleições.
Em nota, o presidente do STF ainda declarou ter confiança na integridade dos juízes que compõem o TSE, que também foram alvo recente de ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL).
O encontro entre Fux e Fachin ocorreu um dia depois da reunião entre Bolsonaro e embaixadores de diversos países, onde o presidente da República fez críticas ao processo eleitoral e alegou, sem provas, que as urnas eleitorais são fraudulentas.
“Em nome do STF, o ministro Fux repudiou que, a cerca de 70 dias das eleições, haja tentativa de se colocar em xeque mediante a comunidade internacional o processo eleitoral e as urnas eletrônicas, que têm garantido a democracia brasileira nas últimas décadas”, diz o comunicado do Supremo. “A Fachin, o Ministro Fux reiterou confiança total na higidez do processo eleitoral e na integridade dos juízes que compõem o TSE”, diz o comunicado do Supremo, que não cita diretamente o presidente.