Fundo de Desenvolvimento Regional incentiva projeto cultural de Taquaruçu do Sul

Oportunizar possibilidades de desenvolvimento de pessoas de todas as idades, é um dos principais propósitos da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG e por isso, apoia centenas de iniciativas, através de cursos, capacitações, projetos e programas que têm este intuito. Um deles é a manutenção do Fundo de Desenvolvimento Regional, que desde 2018, contribui com a evolução social, humana, ambiental e econômica dos associados e da sociedade. Um dos projetos contemplados com o programa é o “Socialização”, realizado com a Banda Marcial, de Taquaruçu do Sul, que conta com a participação de 50 alunos.

A secretária municipal de Assistência Social, Viviane Albarello, relata que a Banda Marcial é um projeto que envolve estudantes das redes municipal e estadual. “O objetivo primário do grupo é despertar o interesse pela música. Mas, além disso, possui a função cultural, promovendo a inserção social, resgatando a autoestima dos adolescentes e jovens, procurando trocar conhecimentos de valores, respeito e disciplina. E a união de tudo isso, resulta na melhoria da nossa comunidade”, ressalta.

Nesse sentido, Adilene Stefanello Basso, mãe de uma das alunas da Banda Marcial, menciona outros benefícios. “Eles passam a ter mais responsabilidade com horários, com a família, ter mais seriedade nas suas funções e atribuições na sociedade e nas apresentações. Além disso, é lindo ver a realização do grupo após uma apresentação bem-feita. Isso prova o interesse que eles têm pela banda, a superação de desafios e a alegria pelo resultado”, conta Adilene.

Uma das integrantes do grupo há cinco anos é Nadine Cadoná Lunardi. “Durante este período tive a oportunidade de manusear e conhecer vários instrumentos. Sou feliz pelos aprendizados alcançados ao longo desses anos, porque a participação na banda nos auxilia na melhoria do comprometimento, da responsabilidade, da concentração e, ainda, no desenvolvimento da coordenação motora”, expõe Nadine.

Com o mesmo viés, o maestro Márcio Pereira, assegura que o investimento no projeto não é só na questão instrumental. “Entendo que envolve também o aspecto social, oferecendo oportunidades a crianças, jovens e adultos, que não têm condições financeiras de adquirir um instrumento poder aprender a tocá-lo, através da banda, e demonstrar seus talentos à sociedade. Por isso, acredito que é fundamental essa parceria com o Sicredi que nos dá condições de manter esse projeto e ampliá-lo ainda mais, abrangendo mais pessoas”, resume o maestro.

Nesse contexto, o prefeito de Taquaruçu do Sul, Luiz Blanco Alves, enaltece o avanço da banda e a parceria com a Cooperativa. “Nosso município é destaque na região em vários aspectos, inclusive pela Banca Marcial que visita várias cidades do Estado, demonstrando o talento dos nossos alunos e levando o nome de Taquaruçu do Sul a este Rio Grande a fora. Para isso, contamos com o apoio do Sicredi, que sempre está do nosso lado, ajudando na realização de diversos projetos que beneficiam associados e a sociedade em geral. Somos muito gratos por mais este apoio, fundamental para a evolução da banda”, frisa.