Em entrevista na tarde desta quarta-feira, 18, a secretária de saúde de Frederico Westphalen, Léa Tomschke, confirmou que, até a presente data, o município contabiliza sete casos suspeitos de Coronavírus (COVID 19).
Três testes coletados já foram encaminhados ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública), com sede em Porto Alegre. Outros quatro testes serão coletados e encaminhados.
Segundo informações preliminares, dois dos sete casos suspeitos não realizaram viagens nos últimos dias.
A Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Ayres Cerutti foi destinada para a coleta de amostras de pacientes com a suspeita de possuírem o Covid-19, sendo assim, a unidade não está aberta para atendimentos ao público.
As demais unidades de saúde de Frederico Westphalen estão atendendo apenas casos de urgência e emergência. A orientação, repassada pela responsável pela pasta da Saúde, é que pacientes com sintomas de coriza, tosse e dor de garganta, não se dirijam aos postos de saúde. Em caso de dúvida, é indicado telefonar para a UBS mais próxima de sua residência.
— No momento que os sintomas aumentarem e o paciente perceber que começou uma febre ou se for um paciente que teve algum contato com alguém que viajou, é necessário que ele vá até o posto de saúde mais próximo — , declara Léa.
A UBS Central também possui um centro de informações pelo telefone 3744-6922, com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre o novo coronavírus.
A utilização de máscara é a principal dúvida da população, segundo Léa. “Não é necessário fazer o uso da máscara. Apenas pessoas que possuem a suspeita da doença devem utilizá-la. Para o restante da população, a orientação é lavar bem as mãos, constantemente, com água e sabão”, afirma.
O protocolo para considerar um paciente suspeito é realizado pela equipe de saúde do município, juntamente com o Centro de Operações de Emergências (COE).
Confira a entrevista completa realizada com a secretária municipal da Saúde, na página da Rádio Comunitária no Facebook.