A partir desta terça-feira, 7 de outubro, Frederico Westphalen passa a contar com uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU, um importante avanço para a saúde pública e para o atendimento de urgências e emergências em toda a região. O veículo faz parte de um investimento de R$ 300 milhões do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), fruto de uma parceria entre o Governo Federal e os municípios.
Na manhã desta segunda-feira (6), a Secretaria Municipal da Saúde realizou o acolhimento da equipe do SAMU Avançado, que passa a integrar o serviço no município. O encontro contou também com a entrega de certificados de reconhecimento a profissionais que atuam na Unidade de Suporte Básico (USB) do SAMU de Frederico Westphalen desde sua implantação, em 2010, em homenagem à dedicação e ao compromisso com a comunidade ao longo desses 15 anos de serviço.
Estiveram presentes no evento a coordenadora da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Marly Vendruscullo, o vice-prefeito Chester Francescatto, a segunda-dama Izabel Francescatto, além de secretários municipais e servidores da saúde, que deram as boas-vindas aos novos profissionais e destacaram a importância do momento para o município.
Durante o ato, a secretária municipal da Saúde, Suzan Cristini Milani, ressaltou a trajetória e a relevância do serviço. “Em nossa realidade local, o SAMU se tornou um braço fundamental da saúde pública, pois garante o primeiro atendimento rápido e qualificado, reduzindo complicações, evitando sequelas graves e, muitas vezes, sendo a diferença entre a vida e a morte”, destacou.
De acordo com Suzan, o SAMU Básico (USB) já realizou mais de 13 mil atendimentos desde sua implantação, com média mensal entre 70 e 110 atendimentos, sendo 60% clínicos e 40% de traumas. Com a chegada da Unidade de Suporte Avançado, a equipe do SAMU em Frederico Westphalen passa a contar com 7 médicos, 5 enfermeiros, 6 técnicos de enfermagem e 10 condutores, garantindo cobertura 24 horas por dia, regulada pela Central Estadual de Regulação.
“Devemos lembrar que por trás de cada chamada atendida existem equipes preparadas, dedicadas e corajosas. Cada profissional do SAMU é um verdadeiro guardião da vida, que enfrenta desafios diários para prestar o melhor cuidado à população”, enfatizou a secretária. O vice-prefeito Chester Francescatto também celebrou a conquista, afirmando que o novo serviço representa “um marco importante para a saúde pública de Frederico Westphalen, pois amplia a capacidade de atendimento e proporciona maior segurança à população”.
A coordenadora da 2ª CRS, Marly Vendruscullo, destacou que o SAMU Avançado fortalece a integração regional dos atendimentos de urgência, permitindo suporte técnico especializado e atuação conjunta com as demais unidades de saúde dos 26 municípios abrangidos pela 2ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Além dos atendimentos locais, a equipe da USA também será responsável pelos transportes inter-hospitalares de média e alta complexidade, garantindo agilidade e eficiência nos deslocamentos entre unidades hospitalares.A acolhida contou com a participação do Monsenhor Leonir Fainello, pároco da Paróquia da Catedral de Frederico Westphalen que deu a bênção a todos os profissionais do SAMU e destacou a importância de cada um em salvar vidas.
A implantação do SAMU Avançado consolida mais um passo importante nas políticas públicas voltadas à saúde e ao bem-estar da população frederiquense e regional, reforçando o compromisso do município com a qualidade, a valorização dos profissionais e a humanização no atendimento em saúde.