Devido a greve dos caminhoneiros que se estende há uma semana, diferentes setores vem sendo afetados nos últimos dias e, em decorrência disso, a administração de Frederico Westphalen, em coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira, 28, decretou situação de emergência. O prefeito, José Alberto Panosso, destacou que áreas importantes vem sofrendo os impactos da falta de mercadorias e transporte, como saúde, educação e segurança. Panosso ainda frisou que a situação de emergência foi  definida junto à demais órgãos públicos: 

Ainda durante a coletiva, o comandante do 37° Batalhão de Polícia Militar de FW, major Alexandre Moreira Pereira, anunciou que o município receberá um total de 30 mil litros de gasolina e que o combustível será transportado com escolta da Brigada Militar e deve chegar em dois postos de FW (Posto Serrano e Posto 34) na manhã desta terça-feira, 29. Ainda de acordo com o major, será disponibilizado um total de R$ 100 em venda de combustível por automóvel: 

Também estava presente na coletiva o representante da Defesa Civil, major Carlos Alberto de Aguiar Junior, que falou sobre a atual situação da mobilização e o fortalecimento das redes de apoio pelo Estado: 

O Secretário da Agricultura do município, Cleber Cerutti, falou sobre os impactos da paralisação para os produtores do município e região: 

Representando os caminhoneiros, Gilmar Wolff, falou que o movimento segue firme e que o mesmo vem buscando contribuir para o bem-estar geral da população: 

O prefeito também destacou a criação do “Comitê da Crise” no município, um grupo composto por 13 pessoas de diferentes entidades e que vem monitorando diariamente os impactos e possíveis soluções mediante a greve dos caminhoneiros. Até o final desta tarde a Secretaria Municipal de Educação fará um comunicado alertando sobre o cancelamento ou não das aulas. No entanto, conforme esclarecido durante a coletiva, as aulas da rede infantil seguem normalmente. Também citado, o recolhimento do lixo no município será intercalado a partir de um roteiro divulgado pela prefeitura. 

Os caminhoneiros seguem mobilizados no quilômetro 37 da BR 386, em frente ao Posto da Lagoa. A administração fornece água e também banheiros aos integrantes do movimento. Segundo informações de líderes da categoria, a greve deve continuar pelos próximos dias até uma nova proposta do governo acerca da redução do preço dos combustíveis, melhorias nas condições de trabalho e redução em pedágios. 

Confira a coletiva de imprensa: