Lideranças do Estado do Rio Grande do Sul se reuniram para pedir apoio ao Governador do Estado, José Ivo Sartori, no intuito de fortalecer e elencar parcerias para o projeto, e posterior execução, da Ferrovia Norte-Sul. O encontro aconteceu nesta segunda-feira, dia 26, no Palácio do Piratini, em Porto Alegre, e contou com a presença de Deputados Estaduais e Federais, Prefeitos e empresários onde deverá passar a ferrovia, o Governador e representantes do Governo do Estado.
Na ocasião, o Prefeito de Frederico Westphalen, Roberto Felin Junior, se manifestou dizendo que este é um momento importante, onde o traçado da Ferrovia já está delimitado pelo estudo técnico, a emenda para o projeto aprovada pela bancada gaúcha, faltando apenas o apoio e a liderança do Governador do Rio Grande do Sul, a fim de buscar parcerias para a execução e articular com os Governos de Santa Catarina e Paraná, trazendo investidores interessados para a concessão nos três Estados.
A Bancada Gaúcha Federal aprovou a Emenda Parlamentar no valor de R$ 5 milhões, para viabilizar o recurso do projeto da Ferrovia no Rio Grande do Sul. O Governador José Ivo Sartori disse que será parceiro das lideranças e buscará agir em conjunto. Também foram favoráveis a busca de investidores para viabilizar o projeto e contribuíram com suas manifestações, os deputados federais Covatti Filho, Jerônimo Goergen, Giovani Cherini, José Stédille, Dionísio Marcon e Pompeu de Mattos; e os deputados estaduais Zilá Breitenbach, Gilberto Capoani, João Fischer, Eduardo Loureiro e Missionário Volnei.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ferrovia Norte-Sul, entre Rio Grande (RS), Chapecó (SC) e Panorama (SP), foi apresentado no dia 21 de agosto de 2015, pela empresa Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. Este estudo indica que o trecho deverá abranger 30 municípios do Estado do Rio Grande do Sul e terá 833 quilômetros, passando por Caiçara, Frederico Westphalen, Seberi, Boa Vista das Missões e Palmeira das Missões. De acordo com a Valec, o traçado proposto leva em consideração o equilíbrio entre os pontos de captação de carga, os aspectos de relevo da região e os custos de implantação e de operação do sistema futuro.
ASCOM/Prefeitura Municipal de Frederico Westphalen