Fato ou fake: É falso que imunização foi responsável por 2021 ter mais mortes pela Covid-19 no Brasil ?

É falso que a imunização tenha provocado mais mortes por Covid-19 em 2021 do que no ano anterior. Os dados mostram que houve queda expressiva no total de óbitos e de casos registrados à medida que a vacinação total, com as duas doses, avançou no segundo semestre deste ano e passou de 15% da população.
A campanha de imunização no Brasil começou no dia 17 de janeiro de 2021, mas progrediu de forma lenta nos primeiros meses. Foi também no início do ano que o país passou a enfrentar a segunda onda da pandemia, impulsionada pela variante gama, que possui alta capacidade de infecção.
Segundo o Ministério da Saúde, em setembro deste ano, com quase 60% da população adulta totalmente imunizada, foi registrado o menor número de óbitos em 2021.
O médico sanitarista Gonzalo Vecina afirmou que a tendência de queda é resultante de uma combinação entre a vacinação e a imunidade adquirida, muitas vezes, por quem teve a doença. O médico alerta ainda que pessoas vacinadas podem contrair a doença, mas que há uma queda importante de mortes e casos graves.
Portanto, a informação de que a vacina seria responsável por provocar mais mortes em 2021 é falsa.