É falso que a China esteja enviando centenas de pessoas infectadas pela Covid-19 para acampamentos de quarentena. As imagens compartilhadas nas redes sociais foram tiradas em uma comunidade no distrito de Changping, em Pequim. Elas retratam o período de confinamento que ocorreu no local após a confirmação de um caso da doença no dia 22 de outubro deste ano. Não se trata, porém, de um acampamento de pessoas infectadas.
Segundo o China Business News, jornal que publicou as fotos originais, uma força tarefa foi organizada para controlar a situação naquele distrito. Algumas áreas foram consideradas de alto risco e as autoridades proibiram que os residentes deixassem suas casas, suspenderam aulas e fecharam estabelecimentos.
Os números de casos na China são baixos comparados com outros lugares do mundo. Mesmo assim, a China está aplicando uma política de zero tolerância para controlar a transmissão do vírus.
Além do distrito de Changping, outras regiões também intensificaram as restrições para conter surtos da Covid-19. No dia 21 de outubro, foram confirmados apenas 48 casos da doença.