A Comissão Organizadora da Expopedras 2022 convocou uma reunião com os patrocinadores e lideranças locais na sexta-feira, 04, a fim de discutir a realização ou adiamento do evento devido ao momento atual da pandemia.
Na oportunidade foram apresentados os dados e opiniões coletados com os principais órgãos que regem esse assunto a nível regional e estadual, que são eles, o Gabinete de Crise do Estado, a 2ª CRS (Frederico Westphalen), o COE RS, a Famurs e a Amzop.
Assim, a Comissão levantou todos os prós e contras da realização do evento e abriu para o debate com as entidades convidadas a colocar suas opiniões sobre o tema, que são elas Creluz, Sicredi, Banrisul, Cresol, Pro Shows, Acias, Coogamai, Casarão das Tendas, Paróquia São Gabriel, Câmara Municipal de Vereadores, Administração, Hospital São Gabriel, Secretaria Municipal de Saúde, ADTA e Brigada Militar.
Após serem debatidos todos os pontos, foi realizada uma votação, ficando definido pela realização da 13° edição da Expopedras, que será mantida entre os dias 17 a 20 de março de 2022. Também, foi alinhado sobre as exigências de todos os protocolos de segurança definidos pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, entre eles a obrigatoriedade da apresentação de carteira de vacinação em dia e do uso de máscara para o acesso ao parque de exposições e shows. Além de diversas outras ações definidas pela comissão, como a fiscalização e orientação nos dias que antecedem e durante a realização do evento.
A Comissão Organizadora da Expopedras 2022 e os patrocinadores do evento reforçam quanto estar em primeiro lugar à saúde de toda a população local e regional, e que a tomada dessa decisão foi baseada em todos os dados coletados com os principais órgãos do assunto no estado do Rio Grande do Sul.