Militares do 27º Grupo de Artilharia de Campanha, de Ijuí, estão em Frederico Westphalen nesta quarta-feira, dia 17, para ajudar a intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti. Juntamente com agentes de combate a endemias, agentes de saúde, agentes do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), membros da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil e da 19° Coordenadoria Regional de Saúde, 25 militares estão passando por bairros considerados com maior risco de focos.
O mutirão está promovendo a conscientização dos moradores e eliminando locais de proliferação do mosquito. Durante a manhã, estão sendo visitados locais como o bairro São José, Viaduto, Pedreira e Santo Inácio. De tarde o mutirão passará pelo bairro Fátima, Santo Antônio e nas mediações do Aeroclube.
A iniciativa da ação conjunta com o exército foi da 19ª Coordenadoria Regional de Saúde, como conta Mauro Dornelles, médico veterinário do Departamento de Vigilância Ambiental da 19ª CRS:
O coordenador regional da Defesa Civil, Major Sérgio Henrique Bittencourt, está acompanhando e apoiando a ação:
Frederico Westphalen é o segundo município da 19ªCRS com maior números de focos do Aedes aegypti. Em levantamento realizado pela 19º Coordenadoria Regional de Saúde, apontou-se que o município tem 550 locais de proliferação detectados.
Eduarda Wilhelm