A Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa e as Escolas Estaduais Afonso Pena e Santo Inácio, de Frederico Westphalen, foram premiadas pelo Programa Alfabetiza Tchê pelo desempenho na alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A cerimônia aconteceu na quarta-feira, 02, no Teatro da Feevale, em Novo Hamburgo, e reuniu autoridades como o governador Eduardo Leite, a secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, e a secretária municipal de Educação e Cultura, Maristela Piovesan Freitas, representando o município.
O Alfabetiza Tchê é uma política pública desenvolvida em regime de colaboração entre o Estado e os 497 municípios do Rio Grande do Sul que visa garantir a alfabetização plena dos estudantes das escolas públicas até o 2º ano do Ensino Fundamental.
Neste ano, o programa premiou as escolas com os melhores desempenhos no Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saers), com base no Índice de Qualidade de Alfabetização (IQAe).
As instituições premiadas nesta edição receberão entre R$ 40 mil e R$ 80 mil, conforme o número de estudantes, como reconhecimento pelo trabalho realizado e incentivo para manter a participação ativa.
Também participaram do evento Marli Teresinha Barro, articuladora da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (Renalfa), e Andreia Binotto Vieira, coordenadora do Ensino Fundamental, que representaram Frederico Westphalen ao lado da secretária municipal.