Escolas de Frederico Westphalen vem, aos poucos, aderindo a grave estadual. Na manhã desta segunda-feira, 23, a Escola Edgar Marques de Mattos não realizou nenhuma atividade envolvendo os alunos, apesar de existir um grupo de professores grevistas e outro contrário a greve. A escola segue com as atividades suspensas durante esta segunda, terça e quarta-feira.
Saiba a situação das demais escolas de FW:
Escola Estadual Técnica José Cañellas – Possui cerca de 10 professores do turno da manhã paralisados, interferindo em algumas aulas. Os demais turnos ainda não apresentaram adesão à greve.
Escola Estadual de Ensino Médio Cardeal Roncalli – Segue com as atividades normais, porém haverá uma reunião hoje, às 17h30, para definir a respeito da adesão à paralisação.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Afonso Pena – Segue com as atividades normais, sem nenhum professor paralisado.
Escola Estadual Ensino Fundamental Nossa Senhora de Fátima – Possui duas professores paralisadas, porém as atividades seguem normais.
Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiarajú – Está totalmente paralisada até às 17h desta segunda-feira. Após esse horário haverá uma reunião para definir se a paralisação continua.
Escola Estadual Ensino Fundamental Vergínio Cerutti (CIEP) – Possui um professor paralisado, porém as atividades seguem normais.
Amanhã, terça-feira, 24, uma reunião será realizada na sede do 26° Núcleo Regional do Cpers para definir a posição das escolas e, após, os professores realizarão uma passeata nas ruas de Frederico Westphalen reivindicando pelas demandas da categoria.
Entenda as reivindicações da categoria
Os professores exigem aumento imediato dos salários e o fim do parcelamento, mas o governo não apresenta garantias de que vai conseguir realizar o pagamento. A categoria pede um reajuste salarial imediato de 13,01%, referente a 2015, e 11,36%, em relação a 2016. Um calendário de implantação do piso nacional do magistério foi elaborado, que segundo o sindicato está defasado em 69,44%.
Foto: Cristiane Luza/Folha do Noroeste