Erval Seco/RS funda a Cooper Plátanos

O município de Erval Seco passa a contar com quatro Cooperativas Escolares, após a fundação da Cooper Plátanos, realizada na quarta-feira, 28, com a participação de 27 associados. A assembleia geral teve a presença de autoridades e lideranças locais na EMEF Júlio de Castilhos, além da comunidade escolar e representantes da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG – instituição que oferece este programa a escolas municipais.

Segundo a professora orientadora da Cooper Plátanos, Silvana Piton Cezar, foi uma longa trajetória até a fundação. “Todas as etapas até aqui contaram com muito empenho e dedicação dos cooperados. Este programa veio para engrandecer a nossa escola e seus alunos, pois eles estão aprendendo muitas coisas importantes que servirão para a vida, tanto pessoal como profissional. Esta iniciativa do Sicredi é maravilhosa, porque este empreendimento pensa além do lucro, foca também em ações que apoiam as comunidades e, no caso do Cooperativas Escolares, ajudará muito no protagonismo dos nossos estudantes. Por isso, somos muito gratos ao Sicredi”, frisa. 

Da mesma forma, a presidente da Cooper Plátanos, Izadora de Barros Figueiredo, está satisfeita com a oportunidade.

– É muito bom ter uma cooperativa na nossa escola e a minha expectativa é a melhor possível, pois estamos pensando em ações que vão ajudar todos os colegas. Entre elas, queremos promover momentos de estudos para aprofundar os conhecimentos sobre cooperativismo e participação, nos preparando para integrar as diretorias da nossa comunidade. Também, desejamos desenvolver ações com a finalidade de aprender a gerenciar os recursos financeiros obtidos pela cooperativa, entre vários outros projetos. Com isso, acredito que integrar a Cooperativa Escolar me ajudará a ter um bom emprego, ter mais facilidade de me expressar e me desenvolver mais como pessoa – ressalta Izadora.

Em nome da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, o gerente da agência em Erval Seco/RS, Ivan Bernardi, enaltece que para o município é um momento especial estar fundando a quarta Cooperativa Escolar. “A nossa avaliação está sendo muito positiva, pois os alunos estão fazendo um belo trabalho que com certeza será transformador na vida deles. Eles estão tendo a oportunidade de desenvolverem a sua liderança desde a adolescência. Com isso, o Sicredi planta sementes apostando na educação e na evolução das pessoas, e quem ganhará com isso é toda a comunidade no futuro”, acredita Bernardi.

Cooperativas Escolares

A iniciativa está presente na Cooperativa desde 2018, já tendo sido fundadas quatro Cooperativas Escolares em Erval Seco/RS, uma em Planalto/RS, uma em Palmitos/SC, uma em São Carlos/SC, uma em Rodeio Bonito/RS, uma em Seberi/RS e uma em Maravilha/SC.

O programa é destinado a escolas municipais, para alunos do 6º ao 9º anos. A metodologia é baseada em jogos cooperativos gamificados, para facilitar a aprendizagem da criança e do adolescente. Através das fases desta metodologia, eles vão aprendendo sobre cooperativismo, são desafiados a encontrar um problema na comunidade para atuarem como voluntários, são incentivados a criar a marca/logo, a bandeira e o nome da Cooperativa. O programa está baseado na sua plenitude nas competências de cooperação, cidadania e no desenvolvimento de novas lideranças que é o que a sociedade precisa.