Uma denúncia de vereadores de Cristal do Sul deu início a uma investigação do Ministério Público sobre um concurso da prefeitura do município. Antes da divulgação da classificação do concurso, vereadores entregaram uma lista ao MP de possíveis selecionados. Entre os 26 aprovados no concurso, 23 pertenciam a essa lista entregue antes da divulgação do resultado. Entre os nomes estão parentes, amigos ou correligionários do prefeito Cesar de Pelegrin (PMDB) ou da vice Maristela Zadinello (PDT). O concurso teve cerca de 700 inscritos e as provas foram aplicadas no dia 13 de dezembro.
Entre os aprovados está a filha de Pelegrin, que passou em primeiro lugar no cargo de fisioterapeuta, tendo 36 concorrentes. A filha da vice-prefeita foi aprovada em primeiro lugar para o cargo de enfermeira. Na segunda colocação, está uma sobrinha do prefeito. Também figuram na lista de classificados em primeiro lugar para a vaga de cirurgião-dentista um primo da vice-prefeita, em primeiro lugar na colocação de auxiliar administrativo um sobrinho do prefeito e, também em primeiro, o atual chefe do gabinete do prefeito para a função de agente de compras e contratos. Outros colocados tem relação com vereadores dos partidos do prefeito e da vice.
Veja a ata de classificação definitiva do concurso
Os vereadores Luiz Binsfeld (PT) e Ariosto de Oliveira (PP) estiveram na Rádio Comunitária na manhã desta quinta-feira, dia 04, para falar sobre essa denúncia. Ariosto conta como surgiu a iniciativa de denunciar o concurso:
Luiz lamenta o ocorrido, dizendo que isso pode ter tirado a oportunidade de outras pessoas:
No dia 28 de dezembro foi realizado um protocolo pedindo a anulação do concurso sendo que o Promotor Público atendeu no dia 15 de janeiro. No mesmo dia, deram início a uma ação popular. O processo está tramitando na comarca de Rodeio Bonito e possui mais de 500 páginas. Os vereadores relatam que tiveram dificuldade de encaminhar o processo por este ser um período de férias dos funcionários. Além da lista da denúncia como prova, pessoas que não querem ser identificados se dispuseram a dar seu depoimento sobre o caso.
Além do concurso público, os vereadores falaram sobre a composição dos partidos do governo municipal e a arrecadação do município. Confira a entrevista completa:
A Rádio Comunitária entrou em contato com o promotor de justiça de Rodeio Bonito, Marcos Eduardo Rauber, responsável pelo processo e o mesmo não se pronunciou sobre o caso, alegando que pode prejudicar a investigação.
De acordo com a vice prefeita de Cristal do Sul, Maristela Zadinello, ela e o prefeito realizarão um pronunciamento oficial na próxima semana, no qual falarão sobre a suspeita de fraude no concurso público do município.