Na manhã desta segunda-feira, 9, foi realizada a entrega do projeto topográfico para a realização da pavimentação asfáltica no trecho da ERS-591, entre o Distrito de Castelinho e o município de Ametista do Sul. Este empreendimento será realizado em parceria com o curso de Engenharia Civil da URI-FW, e, por isso, o projeto topográfico foi entregue aos professores responsáveis pela continuidade desta fase de planejamento, os professores William Cadore e Jean Favaretto. Estiveram no ato de entrega, o prefeito José Alberto Panosso, o Secretário Municipal de Administração, Luiz Paulo Franken, o prefeito de Ametista do Sul, Gilmar da Silva, o diretor administrativo da universidade, Clóvis Hempel, e a diretora-geral da URI-FW, Silvia Canaan, além de membros da Administração Municipal de Ametista do Sul.
Com o projeto em mãos, os professores do curso de Engenharia Civil avaliarão quais são as demandas necessárias para o local. A partir disso, serão estabelecidos prazos e valores para a concretização deste projeto, conforme explica o professor Jean Favaretto.
– Vamos avaliar quais os pontos que temos de fragilidade no projeto, para dar sequência em cinco frentes especiais. Projeto geométrico da rodovia, os levantamentos geotécnicos de toda a extensão da rodovia, o projeto de drenagem, o projeto de pavimentação e talvez o projeto de obras especiais. Essas seriam as etapas principais do projetos. Já o prefeito José Alberto Panosso ressaltou que esta demanda regional deverá ser realizada por meio de emenda parlamentar federal.
– Nós estamos realizando todos os esforços para que esta demanda saía do papel. Até então não havia projeto algum e desde o início da nossa Administração, trabalhamos para viabilizar esta obra. Por isso, vamos mobilizar as nossas lideranças federais para conseguir concretizar esta demanda tão importante – afirma. Ao todo, serão 11,5 km de pavimentação asfáltica neste trecho.
ASCOM – Prefeitura Frederico Westphalen