A Secretaria de Assistência Social e Habitação (SMASH), em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), retomou nesta terça-feira, 8, o encontro de gestantes, que estava suspenso desde a pandemia. A ação, prevista em seis encontros presenciais, abordará temas que abrangem a saúde física e mental da mãe e do bebê, como pré-natal, nutrição e aleitamento materno.

As palestras serão ministradas pela supervisora dos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz, Regina Scapim, e contarão com a participação da equipe do SAMU, nutricionistas e psicólogos. Além disso, as gestantes confeccionarão itens do enxoval, como toalha de boca, toalha de banho, cueiro e lençol, sob orientação da monitora de oficinas de artes do CRAS, Ângela da Silva. Ao final dos encontros, elas receberão os itens produzidos, além de um kit maternidade contendo: banheira plástica infantil, bolsa maternidade, travesseiro, algodão, cobertor, fralda de tecido, body, tip top, lenço umedecido, meias, shampoo, álcool, sabonete, pomada para assaduras e um termômetro digital.

A ação é voltada para gestantes que realizam o pré-natal nas unidades básicas de saúde. A coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Daiane Liberalesso, repassa as informações às enfermeiras dos postos, que orientam as pacientes sobre os encontros e sua importância. A iniciativa faz parte do programa municipal Mamães Assistidas, que visa fortalecer ações já desenvolvidas pelos programas Primeira Infância Melhor (PIM) e Criança Feliz.

O PIM é um programa estadual voltado para a promoção do desenvolvimento infantil integral, a parentalidade positiva e a articulação das necessidades das famílias em rede, garantindo um cuidado integral. Já o Criança Feliz é um programa federal que acompanha e apoia o desenvolvimento infantil na primeira infância (0 a 6 anos), além de facilitar o acesso das gestantes e suas famílias a políticas e serviços públicos essenciais. Ambos os programas atendem famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A participação no encontro não possui restrição de renda, gestantes com convênios médicos ou que realizam consultas em clínicas particulares também podem participar. Para mais informações, entre em contato com a equipe do PIM/Criança Feliz pelo WhatsApp (55) 99632-4173 ou com a SMASH pelo telefone (55) 3744-6943.