{"id":63728,"date":"2024-08-12T11:27:06","date_gmt":"2024-08-12T13:27:06","guid":{"rendered":"https:\/\/www2.comunitaria.com.br\/?p=63728"},"modified":"2024-08-12T11:27:06","modified_gmt":"2024-08-12T13:27:06","slug":"flores-bilhete-oracoes-local-da-queda-de-aviao-em-vinhedo-recebe-homenagens-as-vitimas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/www2.comunitaria.com.br\/en\/flores-bilhete-oracoes-local-da-queda-de-aviao-em-vinhedo-recebe-homenagens-as-vitimas\/","title":{"rendered":"Flores, bilhete, ora\u00e7\u00f5es: local da queda de avi\u00e3o em Vinhedo recebe homenagens \u00e0s v\u00edtimas"},"content":{"rendered":"
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O local onde o avi\u00e3o com 58 passageiros e quatro tripulantes caiu em Vinhedo (SP) come\u00e7ou a receber flores, bilhete e ora\u00e7\u00f5es em homenagens \u00e0s v\u00edtimas<\/strong> neste domingo (11).<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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A aposentada Vera L\u00facia Freitas da Silva, que mora no bairro Capela, pr\u00f3ximo ao local da trag\u00e9dia, contou que viu o momento que o avi\u00e3o caiu, na sexta (9), e decidiu levar flores em frente ao residencial.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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“Esses dias todos eu n\u00e3o tive nem coragem de vir aqui, porque \u00e9 muito triste. A\u00ed eu falei ‘n\u00e3o, vou levar uma flor, fazer uma ora\u00e7\u00e3o para que eles possam receber’. Porque eu acredito na vida eterna, acredito que eles possam receber nossas ora\u00e7\u00f5es e um conforto para a fam\u00edlia”, disse Vera.<\/p><\/blockquote>\n<\/div>\n<\/div>\n

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Um pouco mais cedo, duas mulheres tamb\u00e9m levaram flores e um bilhete aos quatro tripulantes do voo 2283 da Voepass.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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A reportagem da EPTV<\/strong>, afiliada TV Globo, apurou que a homenagem foi prestada por uma comiss\u00e1ria de bordo da Azul, que n\u00e3o quis gravar entrevista.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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Silvia Bongiovanni, conselheira da Associa\u00e7\u00e3o de Moradores do Residencial Recanto Florido, local da queda da aeronave, informou que a entidade deve organizar um ato ecum\u00eanico em frente ao residencial, nos pr\u00f3ximos dias, em data ainda a definir<\/span>.<\/p>\n

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Cronologia da trag\u00e9dia<\/h4>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n
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A aeronave da Voepssa que caiu em Vinhedo na sexta (9), matando todos a bordo, voou por 1 hora e 35 minutos sem qualquer registro de ocorr\u00eancias<\/span>, at\u00e9 fazer uma curva brusca, despencar 4 mil metros em aproximadamente 1 minuto e sumir do radar, ap\u00f3s explodir no terreno de uma casa em um condom\u00ednio residencial.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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Ainda n\u00e3o se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorr\u00eancia de um estol \u2014 que acontece quando a aeronave perde a sustenta\u00e7\u00e3o que lhe permite voar \u2014, segundo especialistas.<\/p>\n

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O Centro de Investiga\u00e7\u00e3o e Preven\u00e7\u00e3o de Acidentes Aeron\u00e1uticos (Cenipa) prev\u00ea um relat\u00f3rio preliminar sobre as causas do acidente em 30 dias.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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O \u00f3rgao de investiga\u00e7\u00e3o informou no domingo (11) que conseguiu extrair todo o conte\u00fado das duas caixas-pretas retiradas do avi\u00e3o que caiu em Vinhedo.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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Veja, ponto a ponto, a cronologia do desastre:<\/strong><\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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  • A aeronave decolou \u00e0s 11h46<\/strong> e o voo seguiu tranquilo at\u00e9 12h20<\/strong>.<\/li>\n
  • Ap\u00f3s 24 minutos, subiu at\u00e9 atingir 5 mil metros de altitude \u00e0s 12h23<\/strong>, e seguiu nessa altura at\u00e9 as 13h21<\/strong>, quando come\u00e7ou a perder altitude.<\/li>\n
  • Nesse momento, a aeronave fez uma curva brusca<\/strong>.<\/li>\n
  • De acordo com a For\u00e7a A\u00e9rea Brasileira (FAB), a partir das 13h21<\/strong> a aeronave n\u00e3o respondeu \u00e0s chamadas do Controle de Aproxima\u00e7\u00e3o de S\u00e3o Paulo, bem como n\u00e3o declarou emerg\u00eancia ou reportou estar sob condi\u00e7\u00f5es meteorol\u00f3gicas adversas.<\/li>\n
  • \u00c0s 13h22<\/strong> \u2013 um minuto depois do hor\u00e1rio do \u00faltimo registro \u2013 a altitude estava em 1.250 metros, uma queda de aproximadamente 4 mil metros<\/strong>.<\/li>\n
  • A velocidade dessa queda foi de 440 km\/h.<\/li>\n
  • O Departamento de Controle do Espa\u00e7o A\u00e9reo (DECEA) informou que o ‘Salvaero’ foi acionado \u00e0s 13h26<\/strong> e encontrou a aeronave acidentada dentro de um condom\u00ednio.<\/li>\n<\/ul>\n
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    A Prefeitura de Vinhedo confirmou, por volta de 15h30 de sexta, que n\u00e3o havia sobreviventes. O governo do Paran\u00e1 lamentou a morte de pelo menos oito servidores e profissionais ligados diretamente ao estado. S\u00e3o docentes e m\u00e9dicos da Unioeste, um professor da rede estadual e um funcion\u00e1rio da Sanepar.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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    O programador de 41 anos Rafael Fernando dos Santos, de Florian\u00f3polis, e a filha dele, Liz Ibba dos Santos, de 3 anos, estavam na aeronave. Segundo familiares, Rafael tinha ido a Cascavel para buscar a menina, que passaria o dia dos pais na capital de Santa Catarina.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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    Dentre as v\u00edtimas tamb\u00e9m est\u00e3o o \u00e1rbitro de jud\u00f4 Edilson Hobold, de 52 anos; o representante comercial Ronaldo Cavaliere, de 43 anos; al\u00e9m do casal formado pelo policial rodovi\u00e1rio federal Hiales Carpine Fodra, de 33 anos, e a fisiculturista Daniela Schulz Fodra.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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    As m\u00e9dicas residentes de oncologia cl\u00ednica Arianne Albuquerque Estevan Risso e Mariana Comiran Belim tamb\u00e9m faleceram.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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    A comiss\u00e1ria de bordo Rubia Silva de Lima, que morava em Bonfim Paulista, tamb\u00e9m faleceu no acidente.<\/p>\n

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    Ainda n\u00e3o se sabe o que causou o acidente, mas a queda em espiral sugere a ocorr\u00eancia de um estol \u2014 que acontece quando a aeronave perde a sustenta\u00e7\u00e3o que lhe permite voar \u2014, segundo especialistas.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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    O estol \u00e9 uma situa\u00e7\u00e3o na qual a asa perde completamente a sustenta\u00e7\u00e3o \u00fatil, o que causa a queda brusca do avi\u00e3o. A depender da altitude e da condi\u00e7\u00e3o, \u00e9 poss\u00edvel recuperar a altitude em voo.<\/p>\n

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    O estol pode acontecer, por exemplo, por forma\u00e7\u00e3o de gelo sobre as asas \u2014 e na rota dessa aeronave havia essa forma\u00e7\u00e3o, segundo pilotos ouvidos pelo g1 e pela Globonews.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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    Em entrevista na noite desta sexta, a VOEPASS afirmou que os sistemas operacionais da aeronave estavam todos em funcionamento no momento da decolagem em Cascavel.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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    Os especialistas avaliam que a forma\u00e7\u00e3o de gelo sobre as asas pode ser uma das hip\u00f3teses. Apesar disso, todos s\u00e3o un\u00e2nimes em afirmar que n\u00e3o existe um \u00fanico fator que cause um acidente e que \u00e9 prematuro tirar conclus\u00f5es a partir dos v\u00eddeos ou das informa\u00e7\u00f5es divulgadas.<\/p>\n

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    Qual a aeronave que caiu?<\/h4>\n<\/div>\n
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    Segundo a Ag\u00eancia Nacional de Avia\u00e7\u00e3o Civil (Anac), o modelo que caiu em Vinhedo, ATR-72-500 da VOEPASS, \u00e9 turbo\u00e9lice com 74 assentos. A aeronave \u00e9 fabricada pela ATR, com sede na Fran\u00e7a, que \u00e9 uma das maiores fabricantes de avia\u00e7\u00e3o do mundo. Ela estava com a documenta\u00e7\u00e3o em dia e todos os tripulantes tinham habilita\u00e7\u00e3o v\u00e1lida.<\/span><\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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    De acordo com a fabricante, o ATR-72-500 pode voar com velocidade m\u00e1xima de 511 km\/h. O modelo tem 27 metros de comprimento e de envergadura, al\u00e9m de uma autonomia de voo de 1.324 quil\u00f4metros. O peso m\u00e1ximo que o avi\u00e3o pode carregar em servi\u00e7o \u00e9 de 7 mil quilos.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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    O avi\u00e3o tinha 14 anos de fabrica\u00e7\u00e3o e era de um modelo conhecido no mundo da avia\u00e7\u00e3o por sua capacidade de operar em aeroportos de pista curta e de dif\u00edcil acesso no Brasil e em outras partes do mundo, especialmente na \u00c1sia, onde houve outros acidentes.<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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    Ficha t\u00e9cnica do ATR-72-500 (segundo a fabricante):<\/strong><\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n

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