
Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental da UFSM/FW recebe pesquisadores da UFRJ
Na última terça-feira (03), o Departamento de Engenharia e Tecnologia Ambiental do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW), recebeu a visita de docentes e pesquisadores vinculados à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O encontro teve como objetivo
fortalecer parcerias nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.
A visita foi articulada a partir de contato prévio entre os docentes das duas instituições, motivado pelo interesse dos(as) visitantes em conhecer os cursos e as pesquisas desenvolvidas na área das engenharias, com ênfase na Engenharia Ambiental e Sanitária da UFSM/FW. Durante agenda no Rio Grande do Sul, o grupo aproveitou a oportunidade para conhecer o Campus e dialogar sobre possibilidades de cooperação acadêmica. Na ocasião, docentes da UFSM/FW apresentaram as atividades desenvolvidas nos cursos de Graduação e Pós-Graduação, bem como os projetos em andamento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. O encontro também possibilitou a troca de experiências e a aproximação entre as equipes das duas universidades.
Participaram da visita a professora doutora Raquel Massad Cavalcante, coordenadora do curso de Engenharia Química Noturno da UFRJ e professora do programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental e em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos; Henrique Plaudio Gonçalves Rangel, engenheiro químico da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia do Governo Federal e Rinaldo Farias da Luz,
pesquisador de Pós-Doutorado do Programa de Engenharia Ambiental da UFRJ. Todos fazem parte do Grupo de Integração de Processos Químicos (GIPQ).
Entre os encaminhamentos discutidos estão a realização de projetos conjuntos, a participação em bancas acadêmicas, a oferta de cursos e atividades formativas, além do intercâmbio de conhecimento entre docentes e estudantes. A proposta é estabelecer um fluxo de contato entre a UFRJ e a UFSM/FW, fortalecendo a integração institucional e ampliando as oportunidades de cooperação científica.
Fonte: Assessoria de Comunicação da UFSM Frederico Westphalen