Uma parceria entre a Emater/RS-Ascar e a Creluz está sendo proposta em nível de Estado. A partir de um Termo de Cooperação Técnica, que está sendo construído conjuntamente entre as duas entidades, a cooperativa de distribuição de energia disponibilizará mudas de espécies nativas para atividades envolvendo ações socioambientais, de conservação e recuperação de nascentes e áreas degradadas. A Emater/RS-Ascar irá executar esse trabalho durante as atividades de extensão rural, em eventos e feiras, distribuindo as mudas cedidas gratuitamente pela cooperativa.
Nesta sexta-feira (15/07), um encontro entre as entidades formalizou a proposta para essa parceria. Na sede da cooperativa, no município de Pinhal, estiveram reunidos, o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, o diretor técnico Alencar Rugeri, o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen, Luciano Schwerz, e o presidente da cooperativa Creluz, Elemar Battisti, para discutir sobre os detalhes e a construção dessa iniciativa.
A Emater/RS-Ascar e a Creluz já desenvolvem trabalhos em parceria, há anos, na região Norte do Estado, abrangência do Escritório Regional de Frederico Westphalen. A proposta agora será formalizada e ampliará essa ação para todo o RS, expandindo esse trabalho para outras regiões e municípios.