Cerca de 35 mil pessoas terão a responsabilidade de escolher o novo reitor da Universidade Federal de Santa Maria. A consulta á comunidade acadêmica começou nesta terça-feira,27, e se estende até quarta-feira, 28.
Três chapas concorrem no pleito que irá eleger o novo mandatário da maior universidade do interior gaúcho. A chapa vencedora terá o desafio de administrar um orçamento de R$ 1 bilhão e conviver com uma época de incertezas no campo da educação. A apuração tem inicio logo após o fechamento das urnas, que ocorre as 22 horas de quart-feira.
Confira as chapas concorrentes:
Chapa 1 (“Para mudar ainda mais”): Paulo Burmann (atual reitor, 59 anos) e Luciano Schuch para vice;
Chapa 2 (“Juntos por um novo amanhã”): Dalvan José Reinert (61 anos, ex-vice-reitor) e Pedro Brum Santos, candidato a vice.
Chapa 3 (“Coragem para mudar pela base”: Heleninse Antunes (46 anos, diretora do Centro de Educação) e Laura da Fonseca, candidata a vice.
A eleição é dividida em duas etapas. Votam primeiro os polos de Educação à Distância (EAD) de São Lourenço do Sul, Santana de Livramento, Novo Hamburgo e Três de Maio. Na quarta-feira, o pleito será em Santa Maria e nos campus de Frederico Wespthalen, Palmeiras de Missões e Cachoeira do Sul.