El Niño ganha força com chegada do outono

Outono, que começa às 19h45min desta sexta-feira, é uma estação de transição do calor do verão para o frio do inverno. O grande destaque, contudo, estará a milhares de quilômetros do Rio Grande do Sul. No decorrer do outono, conforme a análise da MetSul Meteorologia, o fenômeno El Niño deve se intensificar no oceano Pacífico, na região equatorial. O El Niño influencia o clima em escala mundial e costuma trazer importantes impactos para os gaúchos.

“No momento, as condições ainda não são de um El Niño clássico, com o aquecimento maior concentrado do Centro para o Oeste do Pacífico Equatorial, mas no decorrer dos próximos meses toda a faixa equatorial do oceano equatorial aquecerá com repercussão significativa no clima do Rio Grande do Sul”, antecipa a meteorologista da MetSul Estael Sias. Segundo ela, o El Niño ainda é fraco e o Pacífico Equatorial possui águas mais frias do que a média perto da América do Sul, fazendo com que a chuva seja irregular no território gaúcho.

O outono marca a expectativa pela chegada do frio, mas o começo da estação ainda tem mais características térmicas de verão. “A chegada do outono não significa que o calor fica para trás”, pondera o diretor-geral da MetSul, Eugenio Hackbart. Dias quentes são normais em abril e maio e devem ocorrer em 2015. Neste ano, a MetSul antecipa que a frequência de dias de temperatura acima da média no outono deve ser maior que o normal. Quando há período quente mais prolongado em maio após dias frios há a ocorrência do chamado veranico, mas não acontece todos os anos.

O outono, em regra, possui três períodos. No primeiro, até o fim da primeira quinzena de abril, costumam prevalecer as marcas mais elevadas nos termômetros, com períodos esporádicos de calor mais forte. Na segunda metade de abril, se dá o segundo, quando a frequência de dias amenos ou frios aumenta e já podem ocorrer, dependendo do ano, algumas noites com geada. Esse período perdura até a metade de maio, quando tem início o terceiro, com características climáticas próximas daquelas observadas no inverno.

É justamente na segunda quinzena de maio, apesar de o calendário ainda indicar outono, que começa o inverno climático, com temperatura média menor e aumento de dias com geada.

São esperados alguns dias de frio, mas não será uma estação muito fria. Os gaúchos podem experimentar temperatura acima da média histórica. O Oeste e o Sudoeste têm uma maior propensão a alcançar temperatura média mais baixa nas mínimas, ou seja, um maior número de dias com madrugadas frias. Já o Leste, incluindo Porto Alegre e Região Metropolitana, devem ter menos.