A paixão pelos livros e por ensinar, fez com que a Juciana de Azevedo Martins escolhesse a sala de aula como local de trabalho. A professora de Rodeio Bonito (RS), se dedica a dar aulas para alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Evaldo Nickhorn.
“Eu amo o que faço. Ser professora é desafiador, mas é uma profissão que escolhi com o coração. A gente está sempre tentando melhorar a vida de alguém, seja com afeto, carinho ou atenção. Muitas vezes, é disso que os alunos mais precisam”, diz a professora.
Pensando em contribuir com o papel dos professores, a Cresol aposta em projetos educacionais, porque acredita que investir em educação é investir no futuro. As iniciativas acontecem em escolas públicas de diferentes regiões do país, fortalecendo o vínculo entre a cooperativa, educadores e a comunidade em geral.
“Esses projetos representam mais do que um conteúdo em sala de aula, mas oportunidades de transformar realidades, despertar talentos e mostrar, desde cedo, o valor da cooperação”, destaca o presidente da Cresol Raiz, Cledir Magri.
Neste dia do professor, a Cresol quer reconhecer e mais uma vez valorizar o trabalho e a dedicação desses profissionais que transformam vidas e inspiram o futuro. Para Juciana, o apoio da cooperativa contribui na formação de cidadãos mais humanos, solidários e conscientes.
“É maravilhoso o trabalho da Cresol. Os alunos amaram os livros da Turma do Futuro, com conteúdos de português, matemática e também sobre reciclagem e sustentabilidade. Tudo isso faz muita diferença. É algo diferente e que motiva os estudantes”, afirma a educadora.
Atualmente, os projetos da Cresol Raiz são desenvolvidos com mais de 2 mil alunos, entre crianças e jovens, de 54 escolas municipais e estaduais do norte e noroeste do Rio Grande do Sul, além de uma instituição parceira em Tabira (PE).
Projeto Educacionais da Cresol
Por meio dos projetos como o Mesadinha e Sua Turma, Turma do Futuro e Juventude Cooperativista, a cooperativa incentiva o aprendizado de forma lúdica e participativa, despertando o interesse dos estudantes por temas como cooperação, cidadania, sustentabilidade e finanças pessoais. As escolas participantes recebem gratuitamente os materiais didáticos e contam com o apoio contínuo das equipes da Cresol.
Além do conteúdo em sala de aula, os projetos promovem atividades complementares, como rodas de conversa, piqueniques, oficinas e momentos culturais que estimulam o diálogo e o protagonismo dos alunos. Essas vivências reforçam o papel da escola como espaço de convivência, troca e crescimento coletivo.
No mês de novembro, está prevista a entrega de certificados nas escolas participantes dos projetos como forma de reconhecer o empenho dos alunos e valorizar o trabalho dos professores, que são parceiros fundamentais na disseminação dos valores cooperativistas e no desenvolvimento das comunidades.
Fonte: Assessoria Cresol