Palmeira das Missões recebeu neste sábado (17) Edegar Pretto e Pedro Ruas, candidatos a governador e vice, respectivamente, pela coligação Frente da Esperança (PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede). Acompanhados de apoiadores e militantes, eles participaram de uma carreata pelas principais ruas da cidade e depois de um comício com cerca de 600 pessoas no bairro Mutirão.
Edegar destacou que tem compromisso com o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e, em especial, com a região da Zona da Produção, com a qual tem forte ligação política. Neste sentido, citou que, se eleito governador, trabalhará para que as obras do Hospital Público Regional tenham celeridade e sejam concluídas. Também acrescentou que a agricultura está nas suas prioridades.
“Queridos agricultores e agricultoras, vocês vão ter financiamento com juro zero para produzir mais e aumentar a oferta de alimentos. E nós vamos baixar o preço na prateleira dos supermercados. O nosso povo está se endividando para comprar comida, e são 1,6 milhão de gaúchos e gaúchas que passam fome. Eu venho do cabo da enxada e sei que se a gente plantar e tiver apoio, não faltará comida para mudar essa realidade.”
O líder petista ressaltou que o seu governo será o maior cliente da agricultura familiar, para abastecer principalmente a merenda escolar. “Vai ter comida farta na escola, porque ninguém aprende de barriga vazia. E onde tiver necessidade, vai ter cozinha comunitária e restaurante popular. Mas ninguém quer viver de esmola e de cesta básica, por isso nós vamos garantir oportunidades, emprego e renda.”
Edegar disse ainda que vai fortalecer empresas públicas, a fim de atender melhor às necessidades da população. Como exemplo, citou o Banrisul, que “vai ser o maior financiador do desenvolvimento”, com um olhar especial para os pequenos negócios.
Ao fim do discurso, pediu para que as pessoas se engajassem ainda mais na campanha nestas duas últimas semanas. “Eu não poderei estar em cada município da nossa região como eu gostaria, então, eu quero que vocês se apresentem aos moradores e digam que são o meu representante, do Ruas, do Olívio e do Lula. E no domingo do dia 2 de outubro, acordem bem cedo, botem um adesivo no peito, uma bandeira nas costas e um sorriso no rosto. Vamos juntos eleger esse projeto coletivo.”
ASCOM Edegar Pretto**