É #FAKE que testes de Covid-19 já vêm com resultado positivo e negativo

Está circulando pelas redes sociais uma imagem que afirma que testes de Covid-19 já vêm com resultado positivo e negativo. Tome cuidado, essa é uma notícia falsa!

A publicação mostra uma foto de testes de Covid-19 com as expressões “positive control swab” e “negative control swab“. Uma legenda afirma que “a enfermeira tirou foto escondida de testes de coronavírus no hospital que trabalha”.  

Entretanto, o que a imagem mostra são dispositivos usados para controle de qualidade de lotes de testes. O professor Leandro Araújo Lobo, PhD do Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi entrevistado pelo G1, e explicou mais sobre esses itens.

O segredo é a palavra “control” escrita nos pacotes dos dispositivos. Ele inclui, dentro da embalagem do teste, dois swabs, espécie de cotonete usado na testagem. Um deles vem como negativo, como o que é usado normalmente antes da aplicação nos pacientes, e um vem como positivo, com o objeto coberto com proteínas do vírus do SARS-CoV-2. Essa proteína é isolada do vírus, e não causa nenhum risco de infecção se tiver contato com humanos, já que não tem potencial de infectividade.

Os testes de controle de qualidade devem ser utilizados, por exemplo, quando um novo lote de testes é aberto ou vai ser usado, realizando a verificação em um ou dois testes, para garantir que aquele lote está funcionando bem. Também indica-se fazer isso em intervalos periódicos, já que esses testes têm validade, ou quando uma nova equipe, que nunca realizou a testagem antes, vai usar esse material, para garantir que os profissionais estão fazendo o teste corretamente. 

Então se o controle positivo não funciona, se ele dá negativo, significa que aquele teste não está funcionando mais. Pode ser que esteja velho ou veio com algum defeito de fabricação, porque é um material biológico que tem ali. Assim como o negativo, que não deve ter resultado positivo. Esse controle de qualidade é uma indicação do fabricante, e possui demais especificações no manual do teste, chamado Flowflex, produzido pelo fabricante Acon. 

Por isso, o teste de controle é retirado da embalagem e executado sem coletar material de ninguém, porque já possui o material completo para o controle de qualidade. Como é um equipamento utilizado em situações específicas, não se mistura com os testes usados para a identificação de contaminação dos pacientes. 

Procurada pelo G1, a Acon confirma que a foto mostra uma embalagem de controles e não uma embalagem de testes. A empresa esclarece que a mercadoria enviada para o Brasil é toda rotulada em português para não ocorrerem confusões. Acrescenta que a imagem falsa já circulou na Europa no ano passado para tentar danificar a imagem da empresa, que aponta como a maior fornecedora de testes de antígeno para Covid na Europa e uma das maiores do mundo. 

Fique sempre atento aos canais de comunicação confiáveis, para ter acesso a informações obtidas por jornalismo feito com seriedade.