É #FAKE que o QR Code dos novos títulos de eleitor vem com fraude

Circula nas redes sociais um áudio que diz que o QR Code dos títulos de eleitor novos vem com fraude. Tome cuidado, essa notícia é falsa!

Em um áudio fake, uma voz feminina que não se identifica afirma que o QR Code dos títulos de eleitor novos são causadores de fraude. A autora diz que as pessoas que tiraram ou transferiram o título mais recentemente, receberam o documento com um QRCode, no qual estaria escrito “Lula 13”. Isso faria com que, no momento da votação, o próprio código registrasse o voto para o candidato petista. 

No entanto, as alegações contidas no áudio são falsas. O Tribunal Superior Eleitoral aponta que o código serve apenas para autenticar o documento na Justiça Eleitoral. Ao ler o QR Code tanto no aplicativo e-Título como no título impresso, o que vão aparecer são os dados pessoais do eleitor e as informações sobre o local de votação. A leitura do QR Code serve apenas para comprovar que o documento é, de fato, emitido pela Justiça Eleitoral e não uma eventual falsificação.

Além disso, os números que aparecem na imagem abaixo do QR Code são aleatórios, como qualquer código de resposta rápida e mudam conforme o documento individual de cada eleitor. Eles parecerem com determinada sigla não passa de uma coincidência.

O QR Code no título de eleitor é uma função incorporada em virtude das atualizações tecnológicas, como ocorreu com a carteira nacional de habilitação. Além disso, a autenticação do título por meio do QR Code não é obrigatória, mas está prevista no artigo 71 da Resolução TSE nº 23.659/2021. De acordo com a norma, a validação da via digital do título de eleitor poderá ser realizada nas páginas do TSE e dos TREs na internet, ou pela leitura do QR Code disponível no próprio aplicativo e-Título.

Ainda assim, é válido ressaltar que o voto só pode ser computado através da urna eletrônica, após o eleitor realizar todos os seus votos e confirmar. Não existe a possibilidade do mesário, fazendo a leitura do título, do QRCode ou de outro documento, registrar o voto do eleitor.