É #FAKE que ministro da Justiça e Segurança Pública proibiu PRF de apreender drogas

Circula pelas redes sociais a informação de que o ministro da Justiça e Segurança Pública proibiu a Polícia Rodoviária Federal de apreender drogas. Tome cuidado, essa notícia é falsa! 

Um vídeo que tem viralizado nas redes afirma que o ministro Flávio Dino teria proibido a PRF de atuar no combate ao tráfico de drogas e na apreensão de cargas com entorpecentes. 

No entanto, as peças de desinformação distorcem uma notícia publicada pelo Metrópoles em janeiro deste ano sobre a decisão de Dino de extinguir os cinco COEs (Comandos de Operações Especializadas) regionais da PRF. A medida, no entanto, não alterou as atribuições da força policial.

“Além de executar o policiamento, a fiscalização e a inspeção do trânsito, também é competência da PRF a prevenção e a repressão de crimes nas rodovias federais e nas áreas de interesse da União. A instituição segue cumprindo a sua missão”, afirmou a assessoria da PRF após ter sido questionada sobre as afirmações do vídeo.

Os comandos especializados foram criados durante o governo de Jair Bolsonaro (PL) para atuar em situações de emergência, e os policiais alocados nos grupos receberam novas funções, como o apoio a polícias estaduais por meio dos COEs estaduais, que continuam ativos.

Em busca no site oficial da PRF, é possível verificar que a instituição fez uma série de apreensões de entorpecentes nos últimos dias. Desde o dia 23 de março, ocorreram ações do tipo em São Mateus (ES), Terenos (MS), Cuiabá, Leopoldina (MG), Jataí (GO), Atibaia (SP), Bagé (RS), Porto Alegre, Porto Velho e Caruaru (PE). 

*Checagem feita pela Aos Fatos