É #FAKE que mais da metade da população não sabe em quem irá votar nas eleições presidenciais de 2022

Circula a informação de que mais da metade da população não sabe em quem irá votar nas eleições presidenciais de 2022. Tome cuidado, essa notícia é falsa! 

Essa foi uma afirmação feita pelo ex-ministro e candidato à Presidência pelo PDT, Ciro Gomes, em entrevista ao Jornal Nacional de 23 de agosto de 2022. 

Durante a sabatina, Ciro chama a atenção da população, dizendo que mais da metade dos brasileiros estão indecisos sobre em quem votar nas eleições presidenciais de 2022. Entretanto, essa afirmativa é falsa, já que os brasileiros nunca estiveram tão decididos sobre em quem votar desde 1989, segundo levantamento do jornal O Globo.

De acordo com uma pesquisa do Datafolha divulgada em julho, 26% dos eleitores não sabem em quem votar. 7 a cada 10 eleitores já têm o voto decidido em 2022. O dado faz parte da pesquisa espontânea, ou seja, quando o nome do candidato não é apresentado para o eleitor. 

Esses 26% representam o menor percentual de indecisões desde a redemocratização do país. Nos demais pleitos, esse número sempre esteve acima de 40%, passando até a casa dos 50% em eleições como a de 2014, protagonizada pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e por Aécio Neves (PSDB). 

Na pesquisa Datafolha mais recente, divulgada em 19 de agosto, o percentual da enquete espontânea é ainda menor: 22% dos eleitores não sabem em quem votar.

Entretanto, a última pesquisa divulgada foi a da Quaest, ainda nesta semana, no dia 23 de agosto, apontou que os indecisos correspondem a 36% do eleitorado. O mesmo levantamento indicou que as mulheres são maioria entre os que ainda não definiram em quem votar na disputa presidencial, e que os católicos e eleitores da região sudeste também são maioria entre os indecisos.