É #FAKE que Lula chamou todo o agronegócio de “direitista” e “fascista” durante entrevista ao Jornal Nacional

Circula pelas redes sociais a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou todo o agronegócio de “direitista” e “fascista” durante entrevista ao Jornal Nacional. Tome cuidado, essa notícia é falsa! 

Postagens nas redes sociais distorcem uma declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o agronegócio feita durante a entrevista de quinta-feira (25) ao Jornal Nacional para fazer crer que ele disse que todo o setor é “fascista e direitista”.

A declaração distorcida conta com ao menos 21 mil curtidas no Instagram, 170 mil interações no TikTok, 21 mil retuítes no Twitter e 10 mil compartilhamentos no Facebook nesta sexta (26). No Telegram, a desinformação foi compartilhada no canal do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), no qual contabiliza 12 mil visualizações.

Entretanto, as publicações omitem que o petista se referia a apenas parte do agronegócio, segundo ele empresários que não protegem o meio ambiente. O trecho compartilhado exclui a parte em que o candidato comenta que há pessoas “sérias” no setor que querem a preservação dos recursos naturais. Por isso, o candidato à presidência fazia referência a uma parcela dos empresários do campo, como é possível conferir no trecho completo.

Por volta de 35 minutos e 49 segundos, a apresentadora Renata Vasconcellos diz que a maneira como Lula fala do agronegócio faz parecer que o setor é contra o meio ambiente sustentável. O petista, então, discorda e diz que essa oposição é feita por um setor “fascista e direitista” do agronegócio. Na sequência, ele afirma que empresários “sérios” que exportam para o exterior não querem desmatar. Esse trecho não aparece nas peças.

O áudio e a transcrição da entrevista de Lula estão disponíveis no Banco de Discursos do Aos Fatos. É válido acompanhar a conversa completa, inclusive de todos os candidatos entrevistados, para não cair nos cortes com contextos falsos que circulam pelas redes sociais.