É #FAKE que dispositivo chamado de chupa-cabra pode transferir os votos nas urnas eletrônicas de um candidato para outro

Está circulando pela internet um vídeo que mostra um suposto dispositivo capaz de transferir os votos dos eleitores nas urnas eletrônicas de um candidato para outro. Tome cuidado, essa é uma notícia falsa! 

A postagem é de um conteúdo antigo, que já havia circulado em anos anteriores, como em 2015, 2016, 2018 e 2021. Ela fala sobre o aparelho chamado de chupa-cabra, e no vídeo que é compartilhado, um homem, que se apresenta como Davincci Almeida, diz mostrar a transferência dos votos do candidato Celso Russomanno (Republicanos) para o candidato Fernando Haddad (PT), usando o dispositivo.

O homem na gravação alega que o dispositivo seria feito pela marca Diebold, que fabricou urnas eletrônicas para o TSE até 2015. Durante o vídeo, não é possível identificar precisamente o dispositivo, mas ele se assemelha a uma mídia de armazenamento, conhecida como pen drive, acoplado a um adaptador de porta USB.

O adaptador de entrada USB não tem a capacidade de realizar nenhuma ação contra as urnas usadas nas eleições brasileiras. Ele é apenas um fio que conecta o pen-drive ou outros dispositivos que tenham esse tipo de conexão. É semelhante a uma extensão, e não tem nenhuma função a não ser conectar.

Segundo o  engenheiro da computação e pesquisador do CEST-USP, Lucas Lago, consultado pela agência AFP Checamos, que investigou o caso, o equipamento visto no vídeo viral “não parece fazer nada”. Ele explica que “chupa-cabra” é um nome comum dado para equipamentos que capturam dados de cartões ao simular uma interface de cartão, seja em caixas eletrônicos, seja em máquinas de pagamento, mas que não tem relação alguma com urnas eletrônicas. 

Além disso, os dados mostrados pelo autor do vídeo já estão carregados, no que parece ser uma página de e-mail. Ele menciona que está captando mais dados, que estão vindo mais votos modificados, mas parece estar somente descendo a tela da página de um e-mail recebido.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as mensagens mostradas na tela do computador não têm qualquer relação com o suposto “chupa-cabra”. São somente registros de log de uma urna – o conjunto de registros cronológicos de todas as operações realizadas numa urna. Além disso, os registros de log mostrados na tela do computador não mostram nenhum tipo de transferência de votos entre quaisquer candidatos.

O TSE informou que, nas eleições passadas, os logs das urnas eram fornecidos às entidades legitimadas a participar dos procedimentos de fiscalização dos votos, como partidos políticos, MPE, Polícia Federal, Congresso Nacional, entre outros. Para as eleições gerais de 2022 o TSE pretende publicar os logs de todas as urnas na internet, para que os registros possam ser consultados por qualquer cidadão.

Ainda, a  instância jurídica afirma que esse dispositivo não teria qualquer efeito sobre a urna, já que o seu software é capaz de identificar cada dispositivo USB que está conectado a ela. Caso o software identifique um dispositivo diferente do pequeno conjunto válido, comanda o desligamento elétrico da porta USB em que o dispositivo se encontra conectado, impedindo que este faça qualquer coisa.

Também de acordo com a fala de Davincci Almeida no vídeo, outra prova de que as urnas estavam sendo fraudadas pelo chupa-cabra o seria a entrada de votos após às 17h na urna eletrônica. No Brasil, as eleições ocorrem das 8h às 17h, de acordo com o horário de Brasília. O TSE indica que a votação pode se estender após às 17h. Isso ocorre sempre que, ao se atingir esse horário, ainda existam eleitores na fila da seção eleitoral. Mais uma vez, trata-se de operação normal da urna. 

Postagens sobre a suposta existência de fraude nas urnas e de manipulação eleitoral no Brasil são cada vez mais numerosas nas redes sociais. A circulação de publicações sobre esses temas mantém ritmo crescente em todos os anos, mas entram em ascensão nos períodos próximos às eleições. É válido lembrar que o nosso sistema eleitoral é exemplo de conquista, um dos mais modernos e eficientes do mundo.

Fique sempre atento aos canais de comunicação confiáveis, para ter acesso a informações obtidas por jornalismo feito com seriedade.