Está circulando nas redes sociais uma notícia afirmando que um deputado do PT propôs um projeto de lei para que policiais passem a portar suas armas descarregadas. Tome cuidado, essa é uma notícia falsa!
Segundo o conteúdo, o PL, de número 5439/2022, teria a intenção de evitar trocas de tiros. O conteúdo é embasado em um suposto artigo que simula a identidade visual do site G1, com a manchete: “Projeto de Lei do Deputado Silvio Dias PT-AM Para Policial Portar Arma Sempre Descarregada”.
as isso é falso. Além da captura que embasa as publicações ser uma montagem, uma busca na aba de atividade legislativa do site da Câmara dos Deputados não levou a nenhum projeto como o citado nas redes. A pesquisa foi realizada levando em conta o estado do suposto deputado federal, Amazonas, o número do projeto de lei (5439) e ano em que ele teria sido apresentado (2022).
Em busca no site da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) pelo PL, também não é possível encontrar qualquer menção ao projeto.
O nome do suposto autor do projeto, Silvio Dias, na aba Deputados do site da Câmara, também não leva a qualquer resultado. Procurada pelo Checamos, projeto que investigou o caso, a assessoria de imprensa da Câmara dos Deputados confirmou que não há nenhum deputado federal em exercício na atual legislatura chamado Silvio Dias. Na aba Parlamentares do estado, também não foi encontrado nenhum deputado estadual de nome Silvio Dias.
Ainda, em consultas ao site do Partido dos Trabalhadores, o nome Silvio Dias não foi encontrado entre os listados como deputado federal ou estadual pelo partido. O único deputado federal eleito pelo PT no estado do Amazonas se chama José Ricardo e estadual, Sinésio Campos.
Um outro indício de que o conteúdo que circula nas redes não é verdadeiro é a captura de tela que embasa a alegação. Na imagem, que segue a identidade visual do portal de notícias G1, todas as palavras da manchete são iniciadas com letras maiúsculas, padrão que não é utilizado pelo site do Grupo Globo. O layout do site também é diferente.
Fique sempre atento aos canais de comunicação confiáveis, para ter acesso a informações obtidas por jornalismo feito com seriedade.