É #FAKE que carros sem freios ABS e airbags serão recolhidos

Circula pelas redes sociais a informação de que carros sem freios ABS e airbags serão recolhidos. Tome cuidado, essa notícia é falsa!

Publicações afirmam que carros sem equipamento suplementar de segurança passiva (airbag) e sistema antitravamento das rodas (freio ABS) serão recolhidos, medida que atingiria principalmente veículos produzidos antes de 2014. 

No entanto, não há qualquer informação sobre o assunto em mecanismos de busca ou portais de notícia. Em nota, o Ministério dos Transportes diz que não procede a informação sobre o suposto recolhimento de veículos que não possuem airbag e freio ABS.

As resoluções 915/2022 e 964/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) preveem, respectivamente, que veículos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2014 devem possuir freios ABS e airbag. As fabricantes de automóveis estavam obrigadas a incluir progressivamente esses dispositivos de segurança nos veículos desde 2010, atingindo 100% da frota produzida a partir de 2014.

Porém, nenhuma dessas resoluções – nem as publicadas em 2022, ainda durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL) -, determina o recolhimento de veículos que não têm esses equipamentos.

Em nota, o Ministério dos Transportes afirma que motoristas com carros sem os referidos sistemas de segurança devem dirigir com maior atenção no trânsito, às regras da legislação e aos demais elementos presentes nas vias. Essas recomendações devem ser seguidas por todos, inclusive os donos de veículos com os itens de segurança instalados.

*Checagem feita pela Lupa