Circula pelas redes sociais a informação de que o governo Lula pretende taxar o PIX. Tome cuidado, essa notícia é falsa!
Uma imagem com um suposto print de uma reportagem que teria sido publicada no site do G1, um dos portais de notícias do grupo Globo, divulga que o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), teria dito que taxar o PIX é “extremamente necessário” para o país.
No entanto, Alckmin não fez essa fala, assim como o G1 não publicou reportagem com essa alegação, como fazem crer posts nas redes sociais. A notícia não está entre as publicações do G1 e a assessoria do governo eleito negou que haja qualquer projeto para taxar o sistema de pagamentos instantâneos. O print que circula junto com a postagem contém ainda indícios de montagem.
Além de desmentir a fala sobre a taxação do PIX, a assessoria da chapa presidencial eleita negou que o governo tenha planos para taxação. Desde o período de campanha, inúmeras publicações falsas afirmam que o governo Lula pretende taxar o sistema de pagamentos. A proposta também não consta nas diretrizes apresentadas ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) do plano de governo de Lula e Alckmin.
*Com informações do Aos Fatos e G1