É #FAKE que a Urihi Associação Yanomami teria desviado 33 milhões de reais

Circula pelas redes sociais a informação de que Urihi Associação Yanomami teria desviado 33 milhões de reais. Tome cuidado, essa notícia é falsa! 

Um texto publicado pelo site Poder DF, acusa a organização yanomami Urihi de ter desviado, em 2016, R$ 33 milhões de verbas públicas que seriam destinadas à saúde dos povos indígenas.

No entanto, o processo citado na publicação é referente a outra associação, que foi condenada pelo TCU por ter desviado R$ 33 milhões em recursos públicos de convênios, celebrados nos anos 1990 e 2000. Ela tem o mesmo nome e vem sendo citada por publicações na internet para acusar a organização yanomami Urihi, fundada por Júnior Hekurari Yanomami em 2016. 

O processo ocorreu em 2016, por contas irregulares envolvendo desvios de verbas que seriam destinadas às áreas de saúde e alimentação. Essa organização atualmente está inapta, segundo a Receita Federal.

Conforme pode ser verificado no site da Receita, a Urihi – Associação Yanomami possuía o nome Hapyr (Hwenama Associação dos Povos Yanomami de Roraima) quando foi criada em 2016. Nem a ONG, tampouco seu sócio-fundador, aparecem no relatório do TCU sobre o desvio de dinheiro público.

*Checagem feita pela Aos Fatos