Estão sendo enviadas mensagens via SMS em nome da Receita Federal, que apresentam propostas de regularização do CPF e indicam link para impressão de boletos. Tome cuidado, isso é uma fraude!
Uma das versões da mensagem diz: “Segue o boleto referente ao serviço de regularização do CPF”. Outra diz: “O serviço de seu CPF foi cadastrado, caso precise emitir a segunda via do boleto clique no link abaixo.” O link citado pode direcionar para golpes ou falsos serviços de assessoria. Os conteúdos falsos trafegam também pelo WhatsApp e até e-mail.
A Receita Federal adverte que alertas enviados pelo órgão não possuem link de acesso. Esclarece que a regularização do CPF é realizada gratuitamente pelo site oficial da instituição . Orienta que, ao entrar, o contribuinte selecione a opção “Meu CPF”, onde encontrará orientações sobre como corrigir a situação cadastral do CPF de acordo com a irregularidade encontrada no sistema.
A Receita afirma que um grande número de contribuintes, independentemente de sua situação no Cadastro de Pessoas Físicas, vem recebendo mensagens do tipo, informando que estão com sua situação irregular junto à Receita Federal. “Tais mensagens contêm links que induzem o contribuinte a recolher uma taxa falsa para a finalidade de regularização do CPF”, diz.
Os fraudadores identificam-se como “Receita”, utilizam a sigla IRPF, as cores do órgão e a imagem da bandeira nacional. A Receita aponta que a forma de abordar os contribuintes, que muitas vezes nem necessitam de regularização, induz muitas pessoas a acharem que estão tratando com um órgão oficial do governo federal, o que é falso.
A Receita diz que mensagens falsas com esse teor podem até conter a oferta de um pagamento por serviço de assessoria ou algo semelhante. Mas até nesse caso é preciso cuidado. Há contribuintes que, após pagarem o valor, compareceram ao atendimento da Receita Federal e descobriram que não havia nada a ser regularizado. Em alguns casos, ao procurarem diretamente a Receita, após o pagamento por assessoria, contribuintes descobriram a existência de pendências como ausência de declaração e multas por atraso, de forma que que o valor pago à suposta assessoria de nada serviu.
Essa é só mais uma das fraudes que circulam pelas redes sociais, ligações telefônicas e mensagens de celular. É sempre importante tomar muito cuidado: antes de realizar qualquer pagamento, deve-se entrar em contato com os órgãos pelos telefones oficiais e serviços de atendimento ao cliente, que não estejam envolvidos com quem entrou em contato fazendo a cobrança. Se for possível, também é viável ir até o órgão, seja ele um banco ou serviço público, para receber o atendimento de forma presencial.
Fique sempre atento aos canais de comunicação confiáveis, para ter acesso a informações obtidas por jornalismo feito com seriedade.
*Com informações do G1