
Docentes da UFSM/FW integram obra sobre Integridade da Informação no contexto da Crise Climática apresentada na COP30
Documento será apresentado oficialmente ao Governo do Estado e integra a Agenda de Ação da COP30. Obra reúne especialistas de diversas instituições e propõe diretrizes parafortalecer a comunicação e o combate à desinformação climática
Três docentes do Departamento de Ciências da Comunicação (DECOM) do Campus da Universidade Federal de Santa Maria em Frederico Westphalen (UFSM/FW) integram a equipe de autores da obra “Guia de Integridade da Informação no Contexto da Crise Climática no Rio Grande do Sul”. A publicação foi selecionada pela Organização das
Nações Unidas para integrar o Mutirão Global pela Integridade da Informação sobre a Mudança do Clima, dentro da Agenda de Ação da COP30, e será apresentada no Celeiro de Soluções da COP30, em Belém do Pará, em novembro de 2025.
A publicação é resultado de um trabalho colaborativo de seis meses, reunindo 55 especialistas de 10 instituições e totalizando mais de 200 páginas. Trata-se de uma obra conjunta publicada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) e Secretaria de Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul (SECOM/RS).
Estruturado sob a abordagem de Uma Só Saúde (One Health), o Guia traduz em diretrizes práticas o que a crise climática de 2024 evidenciou: sem integridade informacional, não há coordenação eficaz, confiança pública ou ação solidária duradoura. Assim, sua elaboração representa um marco para a governança da informação em emergências climáticas, consolidando protocolos, boas práticas e diretrizes de integridade informacional. Propõe ainda que a integridade da informação seja tratada com o mesmo grau de prioridade que a governança ambiental ou sanitária.
Entre os autores estão os professores Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo, do curso de Relações Públicas, e a professora Cláudia Herte de Morais, do curso de Jornalismo. Os docentes assinam capítulos que abordam temas estratégicos na interface entre comunicação, acessibilidade e educação midiática.
Os professores Jones Machado e Patrícia Milano Pérsigo são autores do capítulo 10.1 “Comunicação Inclusiva e Acessível em Situações de Risco e de Crise: Mensagens Claras para Todas as Pessoas”, que aborda questões de acessibilidade em situações de risco e crise climática. A professora Patrícia descreveu a sua participação no guia como muito significativa, tanto como cidadã, quanto como pesquisadora e docente da UFSM. A contribuição do grupo representa um avanço no compromisso com uma comunicação responsável e socialmente inclusiva, no intuito de explicar de maneira prática como realizar uma comunicação acessível em situações extremas. “Nós consolidamos ainda mais a informação científica, como parte dessa informação íntegra e credível, contribuindo para que diferentes pessoas da sociedade civil possam atuar de forma mais qualificada e preparada diante dos eventos climáticos extremos, que tendem a se intensificar nos próximos anos”, detalhou.
Sobre o capítulo, a professora destaca que o objetivo foi transformar uma linguagem mais médica e científica sobre acessibilidade em uma linguagem ampla e de fácil entendimento.
“Desvinculamos a questão da acessibilidade e da inclusão de um olhar estritamente médico e de tratamento, e colocamos o foco na relação social entre indivíduos, propondo uma comunicação acessível e inclusiva que acolha os diferentes indivíduos, independente das suas características e das suas condições de vida”, reitera. Já a professora Cláudia Herte de Moraes é autora do capítulo “Educação Midiática e Capacitação Contínua”, que reforça a importância da formação crítica e permanente de comunicadores e gestores diante do cenário de desinformação e crise climática.
O lançamento oficial do Guia será realizado em ato solene de entrega ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, consolidando o documento como referência técnica e metodológica para gestores públicos, comunicadores e instituições científicas. A obra simboliza um compromisso coletivo com a verdade, a transparência e a cooperação,
fortalecendo o protagonismo das instituições brasileiras e gaúchas na governança da informação em contextos de crise.
O Guia de Integridade da Informação está disponível para acesso e download gratuito no Portal de Publicações das Nações Unidas (ONU): https://brasil.un.org/pt-br/304997-guia-de-integridade-da-informa%C3%A7%C3%A3o-no-contexto-da-crise-clim%C3%A1tica-no-rio-grande-do-sul