O Plenário da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen foi palco na terça-feira, 8, de uma Tribuna Popular especial com a diretoria do Centro de Arte e Cultura Italiana (Caci). O momento ocorreu durante a Sessão Ordinária e foi marcado pelas falas do presidente do Caci, Francisco Quatrin; da vice-presidente, Benildes Girardi e da secretária, Fátima Maragon, que destacaram os 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. “O Caci se junta às programações do Estado para comemorarmos essa data tão importante. Nós sabemos que aqui em Frederico Westphalen temos uma grande parcela da população descendente de italianos, que aqui ajudaram a construir o nosso município”, destacou Fátima. “Falar da etnia italiana é falar de força, coragem e esperança. É lembrar dos nossos antepassados, que cruzaram o oceano em busca de uma vida digna”, complementou Benildes.
Em seguida, o presidente do Caci usou a palavra para detalhar as festividades que serão realizadas de abril a outubro de 2025. “Não será apenas um dia de festa, mas um período comemorativo. É por isso que solicitamos esse espaço para divulgarmos a toda a comunidade algumas de nossas ações. Estamos reformando nossa sede para deixar ela ainda mais bonita. Iremos participar ativamente da Expofred, onde faremos uma bela gastronomia, deixando uma imagem positiva da feira para toda a comunidade regional que vai participar. Além disso, iremos começar os nossos filós. Filó, para nós é algo tão corriqueiro. Nós vamos nos encontrar uma vez por mês em nossa casa e vamos fazer uma comida, uma música, enfim, vamos cantar a vida e a alegria do italiano, uma vez por mês, aberto ao público, e vamos culminar com um recital no dia 03 de outubro, em parceria com a URI, nos Salão de Atos”, detalhou Quatrin.
Após o espaço da Tribuna, o grupo folclórico Cantando Si Vá realizou três apresentações musicais típicas, evidenciando toda a tradição da cultura italiana e encantando vereadores e a comunidade em geral.
Sessão Ordinária
Na Ordem do Dia foram para votação dois projetos do Poder Legislativo, sendo um deles, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal Nº 01/2025, de autoria da Mesa Diretora, que visa alterar o período da Sessão Legislativa anual da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen, passando de 1º de fevereiro a 18 de julho e de 1º de agosto a 20 de dezembro (período das Sessões Ordinárias) e não mais de 1º de março a 20 de dezembro. O projeto foi aprovado por unanimidade em 1º turno, contudo ainda precisa ser aprovado com dois terços dos votos no segundo turno.
Outra proposição aprovada foi o Projeto de Lei Nº 04/2025, de autoria da vereadora Aline Ferrari Caeran, que institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias intersetoriais de prevenção à violência contra crianças no município de Frederico Westphalen.
RESUMO DA SESSÃO
Matéria do Poder Legislativo:
Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal Nº 01/2025 – Altera o período da Sessão Legislativa anual da Câmara de Vereadores de Frederico Westphalen (Autoria: Mesa Diretora) –Aprovado em 1º turno com 11 votos.
Projeto de Lei Nº 04/2025 – Institui a parentalidade positiva e o direito ao brincar como estratégias intersetoriais de prevenção à violência contra crianças no município de Frederico Westphalen (Autoria: Vereadora Aline Ferrari Caeran – Progressistas) – Aprovado com 10 votos.
Pedido de Informação Nº 06/2025 – Solicita ao Executivo Municipal informações referentes aos atendimentos médicos realizados pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Alto Uruguai (Cimau) (Autoria: Bancada do MDB, juntamente com a Bancada do PDT).
Indicação Nº 12/2025 – Indica ao chefe do Poder Executivo Municipal firmar Termo de Adesão com a Associação de Turismo Rota Águas e Pedras do Médio Alto Uruguai (Atap) (Autoria: Bancada do MDB).
Indicação Nº 13/2025 – Indica ao Executivo Municipal a criação do cargo de diretor de proteção e bem-estar animal dentro da Secretaria de Meio Ambiente (Autoria: Bancada do MDB).