Diálogos: mesa diretora visita empresas de FW

Em um mês de projeto vereadores já passaram por sete empresas

Reconhecer a importância das empresas para a economia local, conhecer suas realidades, ouvir e buscar viabilizar suas demandas é essencial para fomentar o desenvolvimento econômico e social de uma comunidade. Com essa intenção, a mesa diretora da Câmara Municipal de Frederico Westphalen realiza semanalmente visitas do projeto “Diálogos”, destas visitas feitas no primeiro mês do projeto – maio, já foram ouvidas sete empresas do município.

Já ocorreram “Diálogos” com a Cereais Ruviaro, FredExtintores, Concreval, Rota Águas e Pedras, Cotrifred, Retífica LC e Complexo Luz e Alegria em todas elas foram apresentadas demandas, mas, também, projetos de expansão e desenvolvimento das empresas e do município. 

O proprietário da retifica LC, Luiz Carlos de Oliveira, salientou que ao longo quase 30 anos de empresa, nunca recebeu a visita dos vereadores para conhecer a realidade e ouvir sugestões. “Parabéns por essa iniciativa, os gestores precisam conhecer de perto as realidades para poder atuar diante daquilo que é a necessidade dos seguimentos”, salientou.

Infraestrutura e mão de obra fora demandas recorrentes nas visitas. Dentre as sugestões principais pontuadas pelos empresários estão: a importância de se viabilizar uma via perimetral, paralela à BR-386, com alguns trechos sendo elencados como prioridade como, por exemplo, o trecho entre o Posto Serrano e a Eixo Sul. Também foi elencada a necessidade da abertura de uma avenida ligando a imediações do Posto Serrano até a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e a aquisição de um espaço para um novo distrito industrial, que fique as margens da rodovia federal facilitando o acesso e gerando maior interesse de investimentos.

– Nós precisamos ampliar, queremos investir, temos o local, mas precisamos desse apoio da gestão pública quando se fala em infraestrutura – salientou Alberto Ruviaro, sócio proprietário da Cereais Ruviaro. 

No que diz respeito a mão de obra, além da falta de interesse foi elencado pelos empresários, como um setor que precisa de um olhar mais atento do poder público, a qualificação dos profissionais. “Geração de emprego e renda nunca foram vistos como prioridade da gestão pública. A busca por profissionais e a qualificação dos mesmos sempre foi um ônus que o empresário teve que carregar e, está cada vez mais difícil, em todas as áreas, se conseguir profissionais”, disse Adair Antonio Riboli, proprietário da Concreval.

O presidente da mesa diretora, vereador Jorge Alan Souza, salientou que este projeto, apesar de recente, tende a ouvir empresários, comunidade, técnicos e pessoas com vivência em cada setor, para poder construir soluções que agreguem e impulsionem o desenvolvimento local e regional. 

Cada um em sua área, os empresários salientaram o desejo de ampliação do negócio e de desenvolvimento regional, alguns com projetos já bem adiantados como a Cotrifred, a Cereais Ruviaro, FredExtintores e Rota Águas e Pedras.

 

*ASCOM Câmara de Vereadores de FW