Com o objetivo de levar à população a reflexão sobre a alta carga tributária no país e a devolutiva que a sociedade tem com os recursos aplicados nos diversos setores públicos, o Núcleo do Jovem Empreendedora da Associação Empresarial ACI/CDL irá promover o Dia Sem Imposto no dia 10 de junho, em Frederico Westphalen.
A ação é tradicional, realizada em todo o país e busca conscientizar as pessoas sobre a quantidade de tributos incidentes sobre produtos e serviços. Conforme explicado pelos integrantes do Núcleo, os impostos sobre os produtos vendidos na ação vão ser recolhidos normalmente, o que as empresas parceiras fazem é fornecer um desconto com a mesma taxa de tributo cobrada sobre a venda da mercadoria.
Todas as empresas locais estão convidadas para participarem da ação que acontecerá no próximo dia 10 de junho no município. Para participar, devem se cadastrar junto à Associação Empresarial até o dia 31 de maio, informando os itens que serão comercializados com desconto. Mais informações sobre a ação e cadastro pelo telefone (55) 3744.4244 ou WhatsApp (55) 9 9664.7400.
5 meses trabalhados apenas para pagar impostos
Este ano, o contribuinte vai trabalhar, em média, até o dia 29 de maio só para pagar tributos federais, estaduais e municipais, conforme estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). No dia 03 de maio, foi atingida a marca de 1 trilhão de reais pagos em impostos, registrada pelo Impostômetro – painel instalado na sede da Associação Comercial de São Paulo, no centro histórico da capital paulista. Em 2021, esse valor foi atingido no dia 19 de maio, 16 dias depois e a explicação para essa diferença de dias é o aumento da inflação, segundo análise do economista da ACSP, Marcel Solimeo.
O presidente do IBPT, João Eloy, afirma que a carga tributária Brasileira está entre as maiores do mundo e tem um dos mais baixos retornos em forma de serviços públicos e infraestrutura. “O problema não está na arrecadação em si, porque o Brasil é um país gigante. O problema é o retorno. O Brasil, entre os 30 países de maior carga tributária do mundo, é aquele que dá o pior retorno em relação àquilo que é arrecadado. E ele não consegue melhorar a qualidade de vida da população”, explica.