Dez municípios da região Médio Alto Uruguai receberão kits para irrigação para atender 352 famílias de agricultores que vivem em situação de pobreza. O contrato foi assinado no final do mês passado entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e a empresa Hidro Sistemas Hidráulicos, de Canoas (RS).
Destes, 176 kits são para Micro açudes com sistema de irrigação (MAI), de até 1000 m², e 176 para Cisternas abertas com sistema de irrigação (CAI), de até 500 m²
O acordo prevê o fornecimento de 2.157 kits de irrigação em todo o Estado, a fim de atender agricultores familiares de nove regiões, num investimento de R$ 4,6 milhões e estipula que até 15 de dezembro deste ano deverá ser feita a entrega nos 69 municípios do estado.
Os mais de 2,1 mil beneficiários receberão o material após a construção dos açudes e das cisternas, previstas no projeto, que se encontram em processo de licitação. Conforme o titular da SDR, Elton Scapini, o objetivo é garantir acesso à água para produção no meio rural às populações em situação de vulnerabilidade social de forma a promover a segurança alimentar e hídrica, através de construção de cisternas, microaçudes e instalação de pequenos sistemas de irrigação.
O secretário afirmou que a prioridade é fortalecer as cadeias produtivas das economias de base familiar e cooperativa, conjugando melhoria de renda, qualificação tecnológica e sustentabilidade social e ambiental.
O contrato da SDR com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) funciona dentro do Programa Segunda Água, que é uma das três iniciativas do MDS para promoção ao acesso à água às famílias em situação de pobreza.
Na região os municípios beneficiados são: Alpestre, Cristal do Sul, Erval Seco, Pinheirinho do Vale, Frederico, Iraí, Palmitinho, Seberi, Trindade do Sul, e Vicente Dutra.