No de 2021 o Rio Grande do Sul fechou com alta de 10,4% no produto interno bruto (PIB) em comparação com o ano anterior. Nesta quarta-feira os dados foram divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG).
O PIB do estado foi de R$ 582,968 bilhões no período, correspondendo a 6,7% de toda a produção nacional. Já a alta superior a 10% do RS mostra crescimento maior do que o Brasil como um todo, que cresceu 4,6% no ano passado.
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo apontam que o aumento do PIB é puxado pela recuperação da estiagem de 2020 e pela retomada do ritmo da produção industrial. Contudo, a falta de chuva no início deste ano e o cenário econômico mundial já preocupam o estado para o próximo ciclo.
“Os desafios de 2022 já se impõem neste início do ano, com prováveis perdas de produção na agropecuária, em decorrência da nova estiagem, e com os possíveis impactos globais dos atuais conflitos no leste europeu”, avalia Vanessa Sulzbach, chefe da Divisão da Análise Econômica do DEE.
O PIB per capita foi de R$ 50.840,40, um aumento real de 10% e 25% maior que o PIB per capita nacional.